SóProvas


ID
453715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TST
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com base na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das
Leis do Trabalho (CLT), julgue os itens seguintes acerca dos direitos
dos trabalhadores urbanos e rurais.

O salário pode ser reduzido por ajuste em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTO



    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;
  • Cuida-se do fenômeno conhecido como flexibilização do Direito do Trabalho, no qual se autoriza que seja relativizado o princípio de proteção, o qual, ao invés de inspirar-se na IGUALDADE DO DIREITO CIVIL, externada na LIBERDADE SOBERANA DE CONTRATAR, sendo a LEI apenas supletiva, se inspira no propósito de estabelecer um AMPARO PREFERENCIAL a uma das partes: O TRABALHADOR, de modo que restariam vedadas alterações em seu prejuízo. Em razão da flexibilização, é conferida à entidade reprensentativa da classe a prerrogativa de negociar em nome do trabalhador.

    No Brasil a Constituição de 1988, no art. 7º, conferiu ao acordo e a convenção coletiva tal prerrogativa nas seguintes hipóteses:

    Artº 7º, inciso VI, da Constituição Federal –  “irredutibilidade  salarial pode deixar de prevalecer,  em face  do  acordo coletivo”;

    Artº 7º, inciso XIII, da Constituição Federal –  “jornada  de  8  horas e 44 semanais   poderá   deixar   de   ser observada   em   face   de   acordo coletivo”;

    Artº 7º, inciso XVI, da Constituição Federal  –  “jornada  de 6  horas  em regimes de turnos ininterruptos de    revezamento   deixa    de   ser
    imperativa, mediante acordo  coletivo”.

  • Diferença Entre Acordo Coletivo e Convenção Coletiva
    Acordo Coletivo de Trabalho:
    fruto de um acordo firmado entre a entidade sindical dos trabalhadores e uma determinada empresa.
    Convenção Coletiva:
    é um acordo celebrado entre dois sindicatos, ou seja, é um acordo feito entre sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal.
    Não existe hierarquia entre estas normas e que uma é mais abrangente que a outra, pois enquanto o ACT regula as relações de trabalho entre os empregados de uma empresa, a CCT regula as relações de trabalho de todos os trabalhadores de uma determinada categoria de uma determinada região.
    Além disso, não podemos deixar de informar que se uma cláusula da ACT ou se uma cláusula da CCT for mais benéfica para o trabalhador do que um artigo, parágrafo ou alínea da própria CLT, deve prevalecer à cláusula que se mostrar mais benéfica ao trabalhador.
     
     
  • E importante lembrar, colegas, que a redução salarial por meio de negociação coletiva (acordo e convenção coletiva) não atinge o salário mínimo,  ou seja, pode-se reduzir salário, mas até o limite do salário mínimo. Interpretação sistemática e teleológica do artigo 7º, incisos IV e VI, da  Constituição Federal.
  • PODE.

  • OUTRA QUE AJUDA A RESPONDER  : 

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: PGE-BA Prova: Procurador do Estado

    O salário do trabalhador pode ser reduzido por convenção ou acordo coletivo de trabalho. ( Certo ) 

     

     

    BONS ESTUDOS GALERA ...