SóProvas


ID
453787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TST
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração de materiais e da conduta ética em
compras, julgue os próximos itens.

Nos códigos de ética das organizações, no que se refere a compras, devem ser consideradas as pessoas envolvidas com a especificação e a definição de quantidades dos bens a serem adquiridos, bem como aquelas responsáveis pelos contatos com fornecedores e pelas especificações de contratos de fornecimento.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta!

    "As especificações não fazem parte das atividades da gestão de compras, entretanto se os envolvidos nas especificações e definição de quantidades atuarem com má fé comprometerão as atividades de compras, por isso devem ser contemplados nos códigos de ética no que se refere a compras. Contatos com fornecedores e especificações de contratos são atividades da gestão de compras logo os envolvidos devem estar contemplados nos códigos de ética."  Professor Márcio Micheli (GranCursos)
  • GABARITO: CERTO

    Tudo em ética gira em torno de expectativas socialmente aceitas (é uma simplificação grosseira, mas vai te ajudar em tempos de crise). Ética é aquilo que determinada sociedade, em determinada época, reputa como correto.

    Pois bem, a empresa quer fazer compras. Mas somos todos pessoas civilizadas, e não piratas atrás de espólios. Assim, os negócios devem ser conduzidos de maneira ética (é quase como não dizer nada, mas vou melhorar logo mais).

    Ok, o comprador, “as pessoas envolvidas com a especificação e a definição de quantidades dos bens a serem adquiridos, bem como aquelas responsáveis pelos contatos com fornecedores e pelas especificações de contratos de fornecimento”, está em uma posição importantíssima dentro da estrutura da empresa. Caso haja em conluio com alguns fornecedores (vocês devem estar cansados de ver o Jornal Nacional escancarar este tipo de conduta em licitações :P), isto acarretará enormes danos à entidade.

    Disto decorre a necessidade de estabelecer padrões éticos mínimos de conduta dos envolvidos nas compras, de maneira a prevenir estes vexames.