SóProvas


ID
456163
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A estrutura analítica do projeto (EAP) da área de conhecimento Gerenciamento do Escopo do PMBOK é criada na fase de Planejamento, porém, NÃO permite visualizar

Alternativas
Comentários
  • Uma maneira de ter um visão clara de todo o trabalho que precisa ser feito em um projeto é criar uma estrutura analítica do projeto. A EAP não mostra a ordem dos pacotes de trabalho ou quaisquer dependêcias entre eles. Ela tem como objetivo apenas mostrar o trabalho envolvido em criar o produto.

    Fonte: Use a Cabeça - PMP.
  • Como teria o custo final do projeto ainda na fase de planejamento? Teríamos sim o custo final estimado para o projeto...
  • Concordo com o colega acima, 

    Mas as interdependências estaria na fase de cronograma, não é?  

    Na minha opnião questao para recurso.
    • Então na EAP é possível visualizar os itens abaixo? Onde está isso no PMBOK?
    • b) o direcionamento das equipes, dos recursos e das responsabilidades.
    • c) a necessidade de materiais para a execução de cada pacote de trabalho.
  • Concordo com o usuario  a cima. Onde diz que é posiel visualizar??
  • Pessoal, eles tiraram essa questão do livro do Ricardo Vargas.. Bem difícil..
    Lá ele fala que a EAP permite exatamente essas 4 coisas..

    Para quem quiser verificar: http://books.google.com.br/books?id=LVZCuzWt-bIC&pg=PA63&lpg=PA63&dq=eap+a+necessidade+de+materiais+para+a+execu%C3%A7%C3%A3o+de+cada+pacote+de+trabalho+a+contribui%C3%A7%C3%A3o+dos+pacotes+de+trabalho+no+projeto+principal&source=bl&ots=MX-NsCf6wm&sig=D9d2_s6n-WJobFbirpZYENFQzBE&hl=pt-BR&ei=-t_WTdq8Gsrq0gGE3MjSBw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CCQQ6AEwAg#v=onepage&q&f=false
  • Excelente o comentário do André citando a fonte - Livro do RIcardo Vargas (do qual sou fã de carteirinha...)

    Entretanto, mesmo segundo a fonte, não concordo com o enunciado -> na EAP (ou WBS) não é possível visualizar o que está escrito na Letra B).

    A EAP permite a atividade de análise do seu conteúdo para que se possa tirar conclusões sobre a melhor forma de direcionar as equipes.  E, pela sua subjetividade, dois Gerentes de Projetos diferentes podem tirar conclusões distintas. Ou seja, assumir que o direcionamento é "visualizado" na EAP .... faça-me o favor !!!

    Fazendo algum esforço para tentar aceitar, eu poderia entender que no Dicionário da EAP fique mencionada a Organização responsável pela execução dos pacotes de trabalho e assim permitiria "visualizar" o tal direcionamento,,,,,, mas, mesmo assim, hein!
  • Também não entendi o gabarito pois segundo o PBMOK 4:

    5.3.2 - Criar a EAP: Ferramentas e técnicas:

          1. Decomposição:

               Decomposição é a subdivisão das entregas do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis, até que as entregas do trabaho  estejam definidas no nível de pacotes de trabalho.

    Se estamos dividindo as entregas em pacotes de trabalho, acredito que poderíamos sim visualizar as interdenpendências existentes entre eles. 
  • Duas ou mais entregas de níveis superiores não podem compartilhar das mesmas entregas de níveis inferiores. Logo esse tipo de interdependência não e válido .

  • d-

    É possivel realizacao do trabalho, estimar custos, monitorar e controlar trabalho dos niveis mais baixos, chamados de pacotes de trabalho
    Entre as caracteristicas do EAP estao a visualizacao da contribuuicao dos pacotes de trabalho, direcionamento das equipes, recursos e responabilidades, definicao de recursos e custo do projeto. 

  • Gabarito: D


    • Estas interdependências não são possíveis ainda porque não foram feitas as atividades, não ocorreu seu sequenciamento e não foi feito o método de dependência ou de precedência sendo, por isso, impossível a realização do link entre elas.


    • Como este link ainda não foi feito isso significa que ainda não foi criado o cronograma que vai ser ele o elemento o qual permitirá a visualização das dependências, das integrações e das interdependências.

     


    • Ou seja, para conseguir verificar as interdependências entre as entregas e os pacotes de trabalho é preciso antes da Gerência de Tempo.

     

    Fonte: prof bruno Eduardo, Gran Cursos