-
ERRADO.
O grande problema é que ao se traçar um planejamento, dificilmente ou quase nunca as ações são executadas exatamente, identicamente ao que foi traçado no planejamento estratégico, na teoria. Como o cenário muda constantemente, é difícil que as coisas ocorram EXATAMENTE como previsto e, portanto, como a situação muda, as ações também devem mudar. Teoria e prática são muito diferentes.
-
As premissas são as mesma para as organizações: planejar, executar, controlar , dar o feedback do processo. Mas cada empresa tem a sua peculiaridade devido a isso as empresas adaptam as metodologias as suas realidades.
-
ERRADO
Cada caso é um caso. Cada organização é única e deverá criar seu planejamento de acordo com suas particularidades, não devendo ser engessado pela teoria e sim utilizar a teoria na orientação da elaboração do processo.
Fundamentação:
Segundo Paludo: Planejamento é um processo racional para a tomada de decisão, com vistas a selecionar e executar um conjunto de ações, necessárias e suficientes que possibilitarão partir de uma situação atual existente e alcançar uma situação futura desejada.
Na visão de Chiavenato: Planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação, através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder as questões básicas como: por que a organnização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de 3 a 5 anos.
Estratégia é o caminho escolhido pela organização para alcançar os seus objetivos e superar algum desafio. Esse caminho deve ser condizente com as competências prórpias de cada organização e deve balizar um comportamento global, compreensivo e sinérgico de todos os seus componentes. A estratégia deve esatr alinhada com a missão e a visão, e corresponde a um conjunto de decisões definidas para orientar a execução das ações que possibilitarão o alcance dos objetivos fixados no plano.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo
-
Apenas complementando um ponto do comentário da primeira colega, terao melhores resultados aquelas empresas que MAIS SE APROXIMAM dos planejamentos estabelecidos.
Por isso ao afirmar que devem ser exatamente implementados de acordo com o planejamento torna ERRADA a questao.
-
Gente Concordo com todos os comentários dos colegas. Como profissional da Administração sei que na prática é impossível se executar um planejamento 100% do que foi planejado, todavia é possivel mensurar eventuais mudanças ( matriz SWOT), e o planjemanto tem que ser flexível a possívels mudanças. Porém a questão faz uma afirmação sobre teoria, o que remete a uma possibilidade tangível. Levando em questão a tangibilidade seria um cenário ideal. Ou os amigos não concordam?
Fiz esse questionamento, pois v ejo que o mundo dos concurseiros é um emaranhado de interesses: é gente do Direito tendo que estudar ADM; gente da ADM tendo que estudar Direito; e assim vai de acordo com o interesse e necessidade de cada um, e vai aparecendo inúmeras dúvidas sobre os conteúdos.
-
Considerando as imprevisibilidades de hoje, é quase impossível seguir o planejamento estratégico exatamente como foi idealizado pelo seu autor. As vezes é necessário adaptar-se a realidade.
-
Também entendo como o Thiago, afinal, teoricamente, quem faria um planejamento que não fosse para produzir o melhor resultado possível para a empresa? A não ser, é claro, que escolha o método errado para finalidade de sua empresa...
Lógico que na prática, dificilmente, não se dará o resultado esperado, podendo variar o seu sucesso...
Questão dúbia ao meu ver...
-
Pessoal depois de ler essa questão um milhão de vezes, entendi que
"Serão obtidos melhores resultados para a organização se as metodologias de planejamento estratégico forem implementadas exatamente como foram estabelecidas pelos seus autores, na teoria."
As metodologias de planejamento estratégico estabelecidas por seus autores, na teoria, são aquelas que estudamos no processo administrativo de planejamento, direcionadas para grandes organizações, complexas, flexíveis...mas se você pensar numa microempresa (numa oficia de costura com 2 funcionários,ex), o alcance de seus melhores resultados não estará vinculado, necessariamente, a utilização das metodologias de planejamento estratégico exatamente como foram estabelecidas. O planejamento estratégico pode ser aplicado a qualquer organização, mas não determina seus melhores resultados.
Questões dessa linha do Cespe eu só consigo interpretar conforme a banca pensou depois de ler mil vezes...depois que já errei na prova!
Boa sorte a todos!
-
ERRADA.
O ponto da questão que está errado é ao afirmar que serão obtidos melhores resultados, vejamos:
Não há como garantir que serão obtidos melhores resultados para a organização se as metodologias de planejamento estratégico forem implementadas exatamente como foram estabelecidas, pois o ambiente é dinâmico e muitas vezes o que foi planejado anteriormente não será mais eficaz.
-
Na teoria tudo é lindo e perfeito, já na prática.....Questão pra FU%*#@ o candidato
-
as metodologias de planejamento estratégico devem se adequear à realidade das organizações e não serem implementadas exatamente como foram estabelecidas pelos seus autores, na teoria. A teoria,nesse sentido, é apenas um norte, na prática existe a realidade de cada organização.
Gabarito:ERRADO
Bons estsudos!
-
Na boa, questão CORRETA - na teoria vale tudo. Cabe recurso.
-
Não, pq ela ficaria limitada. E uma empresa em um mercado de constantes mudanças, ela tem que ser flexível.
-
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LEVA EM CONSIDERAÇÃO O AMBIENTE EXTERNO, E, COMO ELE É INCONTROLÁVEL, O ADMINISTRADOR PODE ESTAR SUBMETIDO A MUDAR, ADAPTAR, FLEXIBILIZAR, AJUSTAR O SEU PLANEJAMENTO SEM ANTES ENTRAR EM EXECUÇÃO, OU SEJA, SEM ANTES SER IMPLEMENTADO.
GABARITO ERRADO
-
Nem sempre o que serve para um serve para todos. Não dá para todas as empresas adotarem, da forma EXATA como foram descritas, as teorias propostas pelos seus autores. As empresas devem adaptar essas teorias a sua realidade para obter melhores resultados.
-
Tá perguntando na teoria ou na prática? Deu a entender que o planejamento não serve pra nada então. Na teoria o planejamento deve ser seguido a risca.