SóProvas


ID
456631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro.

Alternativas
Comentários
  • A questão fala sobre o Desenvolvimento de Cenários segundo a Abordagem Projetiva, que procura criar um cenário baseada em fatos passados. Assim, a observação de tendências passadas pressupões sua ocorrência futura
  • "  ... O método da análise de séries temporais baseia-se na premissa de que o futuro é continuação do passado. Por exemplo: é possível fazer projeções sobre a composição etária, a distribução de religiões e as preferências musicais da população brasileira nos próximos 10 anos, com base nos dados dos últimos 10.  No entanto, esse método nem sempre é seguro e muitas projeções acabam não se confirmando.  ... " 
    Introdução à Administração - Maximiano, Antonio Cesar - pág 183.
  • Para enriquecer sobre o assunto, vou postar alguns trechos (adaptados por mim) tirados da aula do Professor Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos:

    PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS
    * Tem como objetivo analisar como nossas decisões atuais poderiam impactara organização no futuro.
    * Um cenário não é uma previsão do futuro
    * O ideal é que se tenha um número diversos de cenários (positivos ou negativos)
    * Para que se possa montar cenários interessantes, é preciso que eles tenham as seguintes características: relevância, plausibilidade, clareza, foco.
    * Alguns autores citam dois tipos de planejamento por cenários:
    ---> Projetivo: considera-se a tendência atual dos eventos
    ---> Prospectivo: não cria somente um cenário; busca gerar diversos cenários, de modo que o gestor possa ter uma visão de vários "estados futuros possíveis" da empresa.

    Em relação a essa questão, a explicação do professor foi a seguinte:
    "A análise de dados passados é relacionada a uma crença de que existiria um “padrão”, que certos contextos levariam a certos resultados. Portanto, quando estamos analisando linhas de tendências, acreditamos que esta tendência se repetirá no futuro, nos facilitando a construção de um cenário. A questão está certa."
  • 1. Análise de séries temporais:
    baseia-se na premissa de que o futuro é a continuação do passado.
    Consisteem identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.

  • No meu ponto de vista estas tais analises de projeções temporais poderiam pressupor que situações do passado se repetirão no futuro.

  • Alguém para explicar a tabela em vez de colocar apenas conceitos?

  • Certo.

    "A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro". Correto, isso porque a técnica para que o administrador possa atenua as incertezas do futuro, podem ser: Analise de séries temporais ( Baseia-se na premissa de que o futuro e a continuação do passado, consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos). Os outros métodos são: projeções derivadas, relações causais, pesquisa de opinião e método  Delfos.

       

  • A análise de série temporais basei-se na premissa de que o futuro é a continuação do passado. Consistem em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Como muitas projeções não se confirmam, esse é o mais indicado.

  • A BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS SÃO AS SITUAÇÕES DO PASSADO. 

     

    COMO UM EXEMPLO DO MOMENTO, TEMOS O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO, PARA PLANEJAR O CÁLCULO DE UMA APOSENTADORIA, TOMA COMO BASE A EXPECTATIVA DE SOBREVIDA DO CONTRIBUINTE REALIZDA PELO IBGE NO EXERCÍCIO ANTERIOR, OU SEJA, COM BASE EM DADOS NO ANO PASSADO. TANTO É QUE TODO GOVERNO ACABA FAZENDO ALGUM TIPO DE REFORMA NA PREVIDÊNCIA; POIS, SABENDO QUE A TAXA DE MORTALIDADE E A TAXA DE NATALIDADE ESTAM ABAIXANDO, OU SEJA, AS  PESSOAS ESTÃO MORRENDO CADA VEIS MAIS VELHAS (com isso, receberão o benefício por mais tempo) E POUCAS PESSOAS ESTÃO NASCENDO (com isso, haverá poucos contribuintes), O GOVERNO PROJETA UM CENÁRIO FUTURO, QUE DIRÁ QUE O SISTEMA, SE CONTINUAR ASSIM, DEIXARÁ DE EXISTIR. A IDEIA É QUE ISSO VOLTE A ACONTECER, OU SEJA, ISSO SE REPETIRÁ NO FUTURO, POIS A POPULAÇÃO, A CADA GERAÇÃO, PROCURA MAIS QUALIDADE DE VIDA.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A assertiva ficaria mais 'refinada' se assim fosse escrita:

    A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas PODERÃO se repetir no futuro.

     

    Do jeito que a questão cobrou parece que o administrador é Mãe Diná ao afirmar que de fato as "situações passadas" se repetirão no futuro.

  • pelo o que eu entendi. Eu assimilei com o planejamento de inicio de estudo de um determinado concurso que está iminente, pegamos dados passados, editais antigos, questões e etc, com pespectiva de que boa parte ocorra no futuro, ou seja, na próxima prova. 

  • A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro.

    pressupor:

    1. presumir, conjecturar, imaginar, supor, calcular, deduzir  

    É só uma projeção, ele realmente pressupõe, não quer dizer que vai acontecer de fato

  • A análise de dados passados é relacionada a uma crença de que existiria um “padrão”, que certos contextos levariam a certos resultados. Portanto, quando estamos analisando linhas de tendências, acreditamos que esta tendência se repetirá no futuro, nos facilitando a construção de um cenário. A questão está certa.

  • Decisões programadas e não-programadas, resolvi com base nesse entendimento.