SóProvas


ID
457801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam acerca da dinâmica das
organizações.

Percebe-se a cultura de uma organização identificando como os membros se vestem e se tratam mutuamente, como os clientes e fornecedores são tratados e como se dão as relações entre chefes e subordinados.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    De acordo com Schein: A Cultura é percebida por meio da linguagem, dos símbolos e das imagens, das histórias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias, dos hábitose os valores que permeiam essa organização, além dos objetos visíveis e físicos da mesma, tais como a arquitetura, os móveis, o espaço físico, etc.

    Para Schein, cultura é: "É um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas."
    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein.

    De acordo com ele a cultura existe em três níveis:

    Ø  Artefatos- É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.
    Ø  Valores- Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
    Ø  Pressupostos Básicos- São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=l-fL2QKnKSRaABV_OyUleYkQdra3UXmdyNMvp0TqCIc~
  • Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

  • Gab: CERTO

    A cultura é percebida quando os valores são compartilhados por todos os membros do órgão. Seja no que vestem, como se tratam, seja no atendimento ao cliente. Os pontos trazidos para análise na assertiva fazem parte dos artefatos observáveis, ou seja, aqueles que quem está de fora consegue ver, perceber e sentir, são perceptíveis. O valor sinérgico é facilmente identificável.

    Erros, mandem mensagem :)