SóProvas


ID
457804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam acerca da dinâmica das
organizações.

Uma cultura organizacional forte se caracteriza sempre como uma vantagem para a organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, NEM SEMPRE.

    Todas as organizações têm cultura, mas nem toda organização tem uma cultura forte. Uma cultura forte é aquela nas quais os valores principais são respeitados e compartilhados. O tamanho da organização, a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são fatores que tornam a cultura forte ou fraca.
    Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mas forte é sua cultura! Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento.
    Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e geram um desempenho superior para a organização.

    Disfunções da Cultura. 
    Até agora não analisamos se uma cultura é boa ou ruim. Muitas de suas características podem ser vantajosas. A cultura traz uma estabilidade ao sistema social na organização, proporciona um sentido de identidade aos integrantes da organização e proporciona um comprometimento com algo maior do que os interesses pessoais.
    Entretanto a cultura pode ser negativa em certas circunstâncias. Algumas características destas disfunções são:

    1) Barreiras às mudanças- a cultura pode ser negativa quando há um ambiente dinâmico (com muitas mudanças acontecendo), e essa cultura impede que a organização se adapte aos novos desafios. A consistência no comportamento não é positiva em ambientes dinâmicos, apenas nos estáveis;
    2) Barreiras às diversidades- culturas fortes põem pressão nos integrantes para se "encaixarem" em um perfil de comportamento considerado adequado. A contratação de pessoas de cor, raça, idade, sexos ou outras diferenças pode colidir com essa "visão" do que é aceitável na organização. Esta cultura pode então dificultar a assimilação de pessoas diferentes, que são necessárias para que a organização tenha qualidades e características que somente pessoas diferentes trazem a uma organização;
    3) Barreiras às aquisições e fusões- a maior dificuldade que duas organizações costumam encontrar ao ocorrer uma fusão ou aquisição é como conciliar duas culturas diferentes (principalmente quando elas são grandes!). Normalmente só eram considerados os fatores financeiros ou quais os produtos envolvidos, mas atualmente os fatores culturais passaram a ser considerados.   
     
     
    Fonte: Rodrigo Rennó
  • Uma cultura organizacional forte se caracteriza sempre como uma vantagem para a organização.

    - Cultura forte é igual falar que existe uma cultura enraizada ou ainda conservadora. Esse tipo de cultura não se adapta rapidamente as mudanças podendo assim ser um obstáculo.


    =D

  • NÃO EXISTE UMA CULTURA MELHOR QUE A OUTRA (Prof. Cassiano Salim).

    Nem sempre uma cultura forte será a melhor opção, veja os trechos extraídos do livro dos Professores Andréa Ribas e Cassiano Salim:

    "Em uma cultura forte, os valores são essenciais, intensamente acatados e amplamente compartilhados. Uma cultura forte  terá uma influência maior sobre o comportamento de seus membros por causa do grau de compartilhamento e intensidade que cria um clima interno de alto controle comportamental"

    mais adiante...

    "A Kodak, Xerox, Boening e Mitsubishi são exemplos de organizações que tiveram que se adaptar às novidades  em seus ambientes. Essas organizações  possuem culturas fortes que funcionaram muito bem no passado, mas a cultura forte se transformou em  uma barreira a mudanças quando "trabalhar da mesma forma sempre" deixou de ser eficaz."
  • Desvantagens de uma cultura organizacional forte: pode dificultar mudanças, adaptação e aceitação da diversidade na organização

  • Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.

    Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.

    Culturas fracas:  São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.

  • Não uai!! E se a empresa tem como cultura forte um bando de funcionários preguiçosos. Por óbvio que não é sempre que uma cultura forte se caracteriza como uma vantagem para a organização.

  • Uma cultura  forte  é aquela  na qual  os valores  principais  sao respeitados  e compartilhados pelos  seus membros.

     

     

    O TAMANHO da organização,a rotatividade dos funcionários  e o tempo  de existencia  sao alguns  dos fatores  que tornam  a cultura  forte ou fraca.

     

     

    Estudos  indicam  que a cultura forte tem um poder  maior  de influenciar  o comportamento  dos seus  funcionários  e gera  um desempenho  superior  para a organização.

     

    Fonte: Rennó

  • sempre

    E

  • Sempre desconfiar do "sempre"!

    Errado.

  • Comentário:

    Questão linda, pessoal! Para ser uma cultura forte, é necessário que seja muito aceita, difundida e respeitada pelos membros da organização. Mas isso não quer dizer que sempre seja algo bom. Por exemplo, muito antigamente no serviço público havia uma cultura organizacional de que o servidor não trabalhava, e isso era altamente difundido. Antigamente as pessoas queriam fazer concurso justamente por isso, porque se acreditava que a rotina era vazia, sem trabalho, só na vida mansa. Agora me diz, isso era bom para as instituições públicas? Claro que não, né?! Então, depende do fator que é difundido pela cultura. Além disso, há culturas fortes que são conservadoras e que, por isso, dificultam a inserção de novas tecnologias, por exemplo, e isso é algo ruim para as empresas. Logo, gabarito errado.

    Gabarito: E