SóProvas


ID
457813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam acerca da dinâmica das
organizações.

Se um empregado se sente desmotivado em função das características do cargo que ocupa, então, o rodízio, a expansão e o enriquecimento do cargo são práticas motivacionais capazes de solucionar o problema.

Alternativas
Comentários
  • Segundo as pesquisas realizadas por Herzberg os efeitos dos fatores motivacionais (aspectos intrínsecos) sobre o comportamento das pessoas é muito
    mais profundo e estável. Assim, recomenda que para proporcionar continuamente motivação no trabalho, o administrador deve buscar o enriquecimento dos cargos, isto é, buscar na medida do possível, substituir as tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas, a fim da acompanhar o crescimento individual de cada empregado. Entretanto, como acrescenta autor, o enriquecimento de cargos deve ser sempre acompanhado pelo enriquecimento da remuneração para proporcionar motivação no trabalho (CHIAVENATO, 2001).
  • CORRETO.

    Quando a gente fala em desmotivação em função das características do cargo, a gente tá falando em fatores satisfacientes, ou seja, essas práticas são capazes sim de solucionar a desmotivação do indivíduo com relação ao cargo

    Herzberg nos traz dois fatores que impactam na motivação: fatores motivacionais ou satisfacientes (intrínseca) e fatores higiênicos ou insatisfacientes (extrínsecos). Quando falamos em fatores motivacionais, estamos falando exatamente do que a questão nos trouxe: um rodízio, uma expansão do cargo ou enriquecimento deste, poderiam sim motivar um colaborador, assim como o crescimento e o reconhecimento do profissional, por exemplo. Mas quando falamos em fatores higiênicos, estamos falando de fatores que podem gerar a insatisfação, como um salário baixo por exemplo, ou um banheiro no departamento que está sempre sujo,... Enfim!

    Lembrando que a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório.
  • Satisfacientes - realização pessoal e estima.