SóProvas


ID
458305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No tocante à análise da economia brasileira contemporânea,
incluindo-se os aspectos relativos ao seu desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens a seguir.

Ao longo do período 1981-2002, a redução da pobreza se fez acompanhar de uma melhoria significativa da distribuição de renda, sumariada pela redução expressiva do coeficiente de Gini para a economia brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Medida pelo coeficiente de Gini, a desigualdade de renda no Brasil cresceu de 0,57 em 1981 para 0,63 em 1989 e, a partir de 1993, iniciou um processo de queda até 2004, quando atingiu o nível de 0,56.
     

    Na década de 1980, o crescimentoda desigualdade esteve, em grande medida, associado ao processo de aceleração inflacionária e à conjunção da lenta expansão educacional da força de trabalho com a elevação dos retornos marginais da educação. Estes dois últimos fatores combinados levaram a um aumento da desigualdade de rendimentos e, portanto, da desigualdade de renda familiar percapita.

    A partir de 1993 ocorreu o oposto, sendo que três fatores foram especialmente importantes na redução da desigualdade. Primeiro, houve uma redução da desigualdade de rendimentos entregrupos educacionais distintos, o que parece advir do declínio prolongado nos retornos da educação. Segundo, este período foi marcado por uma significativa convergência da renda das famílias  localizadas em áreas rurais e urbanas.Finalmente, o terceiro fator que deve ser destacado é a expansão da cobertura dos programas governamentais de transferência de renda e a melhoria no seu grau de focalização. Além destes três fatores, cabe destacar o papel da estabilidade macroeconômica alcançada com o Plano Real, que eliminou a contribuição da hiperinflação para o aumento da desigualdade.

    Francisco H.G. Ferreira

  • O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento "Variabilità e mutabilità" ("Variabilidade e mutabilidade" em italiano), em 1912. É comumente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda mas pode ser usada para qualquer distribuição. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (português brasileiro) ou rendimento (português europeu) (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda (português brasileiro) ou rendimento (português europeu) , e as demais nada têm). O índice de Gini é o coeficiente expresso em pontos percentuais (é igual ao coeficiente multiplicado por 100).

    Enquanto o coeficiente de Gini é sobretudo usado para medir a desigualdade de renda (português brasileiro) ou rendimento (português europeu) , pode ser também usado para mensurar a desigualdade de riqueza. Esse uso requer que ninguém tenha uma riqueza líquida negativa.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini