É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores. É um mercado "atomizado", pois é composto de um número expressivo de empresas, como se fossem átomos.
Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Os capitais podem então, circular livremente entre os vários ramos e sectores, transferindo-se dos menos rentáveis para os mais rentáveis em cada conjuntura económica.
Esse tipo de mercado apresenta as seguintes características:
grande número de produtores e demandantes do produto produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes. não existem barreiras à entrada no mercado. transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado. a não intervenção do Estado: o Estado não intervem no mercado, deixando o mercado regular-se através da "mão invisivel da concorrência". Os preços estabelecem-se pelo livre "jogo" da Oferta e Procura. Assim, o equilibrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Concorrência_(economia)
A concorrência perfeita (mercado
competitivo) é o mercado em que inequivocamente atingimos alocações economicamente eficientes. Esse tipo de mercado
compatibiliza os vários interesses em jogo, já que nenhum agente econômico é
grande o suficiente para impor condições (como no monopólio ou oligopólio). Um mercado atomizado é
aquele mercado onde existem infinitos compradores e vendedores.
Dessa forma existem duas
características básicas de uma estrutura de mercado em Concorrência Perfeita:
melhor alocação de recursos (preço = custo marginal, o que faz com que não haja
lucros exorbitantes) e a atomização do mercado (tanto consumidores como
produtores são pequenos demais para influírem por si só na dinâmica do
mercado).
A alternativa correta é : CERTO .