-
explicação perfeita!
-
O certo não seria RECOLHIMENTO?
-
Recolhimento seria se os documentos tivessem tido a sistematização necessária do ciclo documental, colega Adriano Fernandes. A questão está falando de acumulação desordenada, sem critérios, feita de qualquer jeito, sem nenhuma instrumentalização e não pode ser considerada como recolhimento. O recolhimento pressupõe a guarda de documentos de valor permanente, o que não é o caso, porque estamos falando de documentações de diferentes valores documentais.
-
QUESTÃO CORRETA
Nos órgãos governamentais, é possível encontrar conjuntos arquivísticos que são resultado da transferência dos documentos dos arquivos montados nos setores de trabalho. Esses acervos são denominados, comumente, “arquivos mortos”.
Eles são identificados, também, por “arquivo geral” e “arquivo central”. Para Lopes (1993), “qualquer organização pública ou privada, com mais de dois anos de existência, convive com o dilema do que fazer com os documentos produzidos e/ou recebidos no desenvolvimento de suas funções”.
fonte: https://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/04/arquivosmontadossetorestrabalho.pdf
-
Arquivos mortos (INTERMEDIÁRIOS) são descritos tecnicamente na literatura arquivística como massas documentais acumuladas que são produtos da transferência de documentos, sem nenhum tipo de critério ou de sistematização, dos arquivos montados nos setores de trabalho.
------------------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO
░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░
░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░
░█▄▄▄█░ ⇒ TRANFERÊNCIA ⇒ ░█▄▄▄█░ ⇒ RECOLHIMENTO ⇒ ░█▄▄▄█░
░█████░ ░█████░ ░█████░
░█████░ ░█████░ ░█████░
⇩ ⇩
X ELIMINAÇÃO X ELIMINAÇÃO
VALOR PRIMÁRIO VALOR PRIMÁRIO VALOR SECUNDÁRIO
1º FASE/IDADE 2ª FASE/IDADE 3º FASE/IDADE
CORRENTE INTERMEDIÁRIO PERMANENTE
➣ INTERMEDIÁRIOS: também denominados limbos ou purgatórios,arquivos mortos
➣ Os arquivos ativos (CORRENTES) são os acervos acumulados nos setores de trabalho. São constituídos de documentos ativos, semi-ativos e inativos, misturados a outros passíveis de eliminação e a documentos não orgânicos, que não são considerados de arquivo.
➣ As massas documentais acumuladas (INTERMEDIÁRIOS) são o resultado da transferência dos documentos dos arquivos montados nos setores de trabalho. Elas são denominadas, comumente, de “arquivos mortos”. O tratamento desses arquivos fundamenta-se no empirismo e na improvisação. Não há instrumentos de gerenciamento da classificação intelectual e física e dos prazos de guarda dos documentos.
➣ A incipiente organização adotada nos arquivos ativos é geralmente perdida quando os documentos são transferidos para os depósitos de massas documentais acumuladas.
FONTE: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23550
-
Arquivo morto não existe!!
-
Dois erros: arquivo morto é atécnico, transferência é o nome usado para o arquivo intermediário, ou seja, a nomenclatura correta deveria ser recolhimento.
Certamente faltou recurso naquela época, porque o gabarito não condiz com o cenário atual da arquivologia. Outra hipótese é: naquela época isso estava correto e o meu comentário é anacrônico. Porém, de qualquer forma, o gabarito não está certo.