SóProvas


ID
470227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.

O psicodiagnóstico é um procedimento científico que faz uso, necessariamente, de testes psicológicos, diferentemente da avaliação psicológica, na qual se pode prescindir de testes.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    psicodiagnóstico é um procedimento científico que necessariamente utiliza teste psicológicos (de uso exclusivo dos psicólogos), diferente da avaliação psicológica na qual o psicólogo pode ou não utilizar esses instrumentos. 

    Conforme Cunha (2000: 26) o psicodiagnóstico além de ser um procedimento científico, também é limitado no tempo, e utiliza testes psicológicos de forma individual ou coletiva para entender os problemas do sujeito à luz de determinados pressupostos teóricos. Com isso, permite-se a identificação e avaliação de aspectos específicos, assim como aelaboração da melhor forma de intervenção para o paciente psicodiagnosticado. Sendo assim, percebe-se que o mesmo é científico, pois é derivado de um levantamento prévio de hipóteses, confirmadas ou infirmadas por passos predeterminados e com objetivos específicos.


  • hoje estaria errada.2018

  • Na verdade hoje continua certa a resposta sim! O Psicodiagnóstico é um método de avaliação psicológica que utiliza técnicas e testes psicológicos, utilizados exclusivamente por um psicólogo clínico. A avaliação psicológica é um conceito mais abrangente, que engloba várias perspectivas do psicólogo em diversas áreas.

    "A TESTAGEM PODE SER UM PASSO IMPORTANTE DO PROCESSO, MAS CONSTITUI APENAS UM DOS RECURSOS DE AVALIAÇÃO POSSÍVEIS. PSICODIAGNOSTICO É UMA AVALIAÇÃO FEITA COM PROPOSITOS CLINICOS; PORTANTO NÃO ABARCA TODOS OS MODEOS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICA DE DIFERENÇAS POSSÍVEIS"

    PSICODIAGNOSTICO É UM PROCESSO CIENTIFICO, LIMITADO NO TEMPO, QUE UTILIZA TÉCNICAS E TESTES PSICOLÓGICOS (INPUT), EM NIVEL INDIVIDUAL OU NÃO, SEJA PARA ENTENDER PROBLEMAS A LUZ DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, IDENTIFICAR E AVALIAR ASPECTOS ESPECIFICOS, SEJA PARA CLASSIFICAR O CASO E PREVER SEU CURSO POSSÍVEL, COMUNICANDO OS RESULTADOS (OUTPUT), NA BASE DOS QUAIS SÃO PROPOSTAS SOLUÇÕES, SE FOR O CASO"

    (CUNHA, 2010 - PSICODIAGNOSTIVO V)

  • Em 2021, tal questão estaria errada!

  • Penso eu que a questão continua certa! Temos que levar em consideração o autor que fala sobre Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica.

    Para OCAMPO & ARZENO e CUNHA – Psicodiagnóstico pressupõe a utilização de testes;

    psicodiagnóstico é um procedimento científico que necessariamente utiliza teste psicológicos (de uso exclusivo dos psicólogos), diferente da avaliação psicológica na qual o psicólogo pode ou não utilizar esses instrumentos. 

    certo!

  • Acredito que nos tempos atuais a banca deve colocar no comando da questão de acordo com que autor se refere . Pois há uma parte que fala que psicodiagnóstico deve usar testes, outra parte como no livro Psicodiagnóstico, autor Hutz diz que não é obrigatório o uso de testes. E nós mortais concurseiros como ficamos?