-
Letra C
O Desenho de Serviço tem o foco exclusivo na arquitetura e na construção dos itens de configuração que formarão o serviço, levando em conta os requisitos de disponibilidade e continuidade dos serviços que repercutirão nos estágios Operação de Serviço e Melhoria Continuada.
-
Existem alguns processos no Desenho de Serviço que visam também o relacionamento com o cliente, não com o propósito em construir arquitetura... são eles: Gerenciamento de Nível de Serviço... Gerenciamento de Fornecedor...
-
Sem dúvida, o livro que tem o foco na construção do serviço é o de Transição.
A fase de Desenho do Serviço tem como saída o SDP (Service Design Package) que é o conjunto de especificações dos serviços que serão implementados na fase seguinte, justamente a Transição.
-
Acho que o erro também está na expressão "construção dos itens de configuração" porque no Service Design há apenas as especificações SDP, conforme dito anteriormente.
-
Corrigindo o colega acima o certo seria,
Gerenciamento de Liberação e Implantação.
-
O processo de desenho de serviço tem o foco na construção do desenho dos serviços e também de processos que serão usados na construção de serviços, ou seja, a palavra "exclusivo" matou a questão. Podemos para para pensar também no fato de que para o ITIL 3 os itens de configuração podem ser qualquer ativo que faça parte de um serviço, como: armazéns, pessoas, processos, ativos de ti, salas, cofres, no-breaks, geradores, etc.
-
Aspectos (foco) do desenho de serviço:
1. Solução do serviço: Visão holística do serviço
2. Portfolio de serviço: Informações sobre todos os serviços
3. Arquitetura Tecnológica: Desenho técnico para implantação de infra, aplicação e dados
4. Processos
5. Sistema de medição e métrica
Todos esses aspectos permeiam os processos do desenho de serviço
Professor Gabriel Pacheco (EVP)
-
O foco do Service Design não é na construção dos itens de configuração. Aqui no estágio de Service Design estou preocupado em desenhar arquitetura, o projeto de um serviço de TI cujo propósito será realizar a estratégia definida no SLP no Service Strategy. O meu serviço terá X de capacidade de infraestrutura para apoiar as demandas evolutivas do negócio; o meu serviço tera confiabilidade de disponibilidade nas funções X do meu negócio de maneira proativa e reativa; o meus serviço terá essas X políticas de segurança; vamos precisar do fornecedor X para prover alguns recursos para apoiar a estratégia; o meu serviço terá esse um plano X para tratar o gerenciamento de riscos inerentes ao projeto. Enfim coisa desse tipo.
Isso tudo fará parte de um SDP ( um caderno com todas essas especificações necessárias para deixar um serviço rodando) que vai servir como um insumo de entrada para o próximo estágio. Service Transition e aqui sim eu vou identificar, registrar, controlar os itens de configuração necessários para a implantação desse serviço seguindo as especificações contidas no SDP.
flws
-
A letra D não estaria incorreta também? "A Transição de Serviço tem a responsabilidade de construir os serviços..."
Eu não sabia que a Transição de Serviço tinha essa responsabilidade.
-
Eu também ainda não estudei Transição com essa responsabilidade. Para mim, a função de construir o serviço pertence ao Desenho.
-
"O Desenho de Serviço tem o foco exclusivo na arquitetura e na construção dos itens de configuração que formarão o serviço"
ERRADO - Processo Gerenciamento da Configuração e de Ativos de Serviço é da Fase Transição de Servico
Gabarito - c)
-
Transição com responsabilidade de construir serviço ?
-
c-
Service design é desenvolver a base concreta para requisitos e soluções em TI, correspondendo às expectativas do usuario. Inclui o lançamento de novos serviços assim como alteração ou melhora de existentes.