SóProvas


ID
481843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que o psicólogo de um órgão público atende, em
parceria com um psiquiatra e um cardiologista, servidores com
queixa de transtorno do pânico. A respeito desse serviço e das
respectivas técnicas de atendimento, julgue os itens a seguir.

O paciente em terapia por exposição deve ser orientado, em caso de ataque de pânico fora de casa, a não se locomover imediatamente até um lugar que ele considere seguro, mas, sim, a permanecer na situação fóbica até que os sintomas desapareçam.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    A Terapia por Exposição é essencial no tratamento do pânico e dos sintomas de esquiva e consiste em permanecer em contato por tempo prolongado com as situações temidas, até que a ansiedade diminua de maneira significativa, cesse ou habitue.

    O paciente deve lembrar que tem controle sobre si próprio, mesmo na vigência de um ataque de pânico, e que, apesar do desconforto provocado pela situação, pode, conversando consigo mesmo, entrar e conseguir permanecer na mesma. É o confronto com a situação e a avaliação correta e realista dos sintomas físicos e dos pensamentos associados que produzem os melhores efeitos terapêuticos.

    Fonte: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol28/n6/artigos/art313.htm


  • Na terapia cognitivo-comportamental é indicado que durante a técnica de exposição o paciente experiencie o máximo da situação desconfortável sem o uso da fuga. Assim, aos poucos, os ambientes externos tendem a não provocar mais os ataques e, consequentemente, o paciente ganha mais autoconfiança.

    Gabarito certo!

    Bons estudos!