SóProvas


ID
4829944
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Weiz (2000) afirma que um erro a ser evitado, na prática construtivista, é a falsa relação de que, como é o aluno que constrói o conhecimento, assim, não seria necessário ensiná-lo, por consequência, o professor não corrige e não informa, visto que o aluno está fazendo ‘do jeito dele’ e acaba ficando abandonado à própria sorte. Essa falsa relação, segundo a autora, é condizente a uma prática

Alternativas
Comentários
  • D

  • Letra D

    Inatismo: indivíduo nasce pronto, pouco ou nada muda durante a vida , o professor tem pouca influência, o fracasso escolar é culpa do aluno.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a obra “O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem", de Telma Weisz (2000). Devemos identificar, entre as alternativas, qual ideia sobre a aprendizagem está sendo expressa no comando.


    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Para chegarmos à resposta que nos é solicitada, precisamos compreender a base conceitual dos termos expressos nas alternativas. Vejamos.


    A teoria construtivista propõe que o conhecimento é adquirido através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive. O sujeito tem potencialidades e características próprias, mas precisa que o meio favoreça esse desenvolvimento (fornecendo objetos, abrindo espaços e organizando ações).


    A metodologia Sócio Construtivista é baseada nas ideias de Vygotsky e derivada do Construtivismo. Apresenta como ponto central o fato de que a aprendizagem e desenvolvimento são instrumentos da interação social, desde que a criança receba todo o suporte educacional adequado. A ideia parte do princípio de que o homem não nasce inteligente e que através das relações interpessoais o conhecimento é adquirido.


    A teoria empirista prega a concepção de que o conhecimento está "fora" do sujeito e que é interiorizado através dos sentidos, ativados pela ação física e perceptual.


    O ensino conteudista é aquele que prioriza a transmissão de conteúdo, deixando a forma de aprendizagem, ferramentas e adaptações em segundo plano.


    O Espontaneísmo é a crença de que o aluno constrói o próprio conhecimento não sendo necessário ensina-lo ou corrigi-lo, abandonando-o a própria sorte.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante do exposto, só nos resta identificar que a única alternativa que corresponde corretamente ao solicitado na questão é a letra “D": espontaneísta".



    GABARITO: ALTERNATIVA “D".