A questão exige do candidato conhecimento sobre métodos de avaliação de força muscular em pacientes idosos com câncer, de acordo com a Diretriz da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. Vamos a análise das alternativas:
A) ERRADO – a densitometria óssea é um método de imagem que avalia a densidade mineral óssea com o objetivo de diagnosticar osteoporose e osteopenia.
B) ERRADO – a bioimpedância elétrica é um método de avaliação da composição corporal. Por meio de avaliação da resistência a passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade, é possível estimar a quantidade dos diferentes componentes: água corporal, massa livre de gordura e gordura.
C) CERTO – a dinamometria mede a medida de força do aperto de mão. É realizada com o dinamômetro, um aparelho portátil que permite que a avaliação seja feita em qualquer ambiente.
D) ERRADO – a absortometria radiológica de dupla energia, ou DEXA, é um método para avaliação da composição corporal baseado em três componentes corporais (densidade mineral óssea, gordura corporal e massa livre de gordura).
E) ERRADO – a pesagem hidrostática é um método de avaliação da composição corporal baseado em dois componentes (gordura corporal e massa livre de gordura). Seguindo o princípio de Arquimedes, a pesagem hidrostática estima o volume corporal a partir da água deslocada pelo volume do corpo.
Gabarito do Professor: LETRA C.