SóProvas


ID
4835293
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Segundo o princípio da anualidade, presente na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a lei de iniciativa exclusiva do Poder Executivo estabelecerá o orçamento anual.

II. A lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Durante a execução do orçamento, a despesa pública passa por estágios (fases) previstos na referida lei e obedece à seguinte ordem: empenho, liquidação e pagamento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - o princípio da anualidade prevê, em suma, que o orçamento deve ser anual, não tendo nenhuma relação com a iniciativa de leis orçamentárias. Ademais, trata-se de competência privativa, e não exclusiva, nos termos do art. 84, XXIII, da CF.

  • Fases da Despesa Pública:

    Fixação, Empenho, Liquidação e Pagamento

    Salvo melhor juízo.

  • I - Embora seja realmente exclusiva (pois não pode delegar) a literalidade é privativa de iniciativa do poder executivo!!

    II - literal a lei 4320(diferente do MCASP e MTO...)

    Lembrando que é uma prova para Procurador então não adianta se abraçar no seu material ou em doutrina preferida ... é o que a banca pede e como cobra. Pediu literalidade da CF88 e lei 4320

  • Gabarito C

  • Princípio da anualidade afirma que as receitas e despesas devem ser previstas com base no período de duração de 1 ano, não possuindo relação com a iniciativa.