SóProvas


ID
4835812
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão:


A tecnologia contra o vírus

    Além de confrontar a humanidade, em nível pessoal e civilizacional, um dos efeitos da pandemia é transportar o futuro de um horizonte longínquo para o aqui e agora. Com o confinamento generalizado, a sociedade está sofrendo um choque de digitalização. Mas enquanto o mundo do trabalho e o do lazer têm tempo para se adaptar a esse futuro tornado prematuramente contemporâneo pela força de um vírus, aqueles que combatem este vírus com tecnologias como inteligência artificial (IA), robótica e big data precisam acelerar dramaticamente seus procedimentos para enfrentar a velocidade da sua disseminação. Afinal, além de permitir a continuidade do trabalho e das relações sociais, essas tecnologias podem fazer a diferença entre a vida e a morte no front de batalha. 
    Segundo a revista especializada em saúde STAT, a IA está sendo experimentada pelas redes hospitalares para pré- -examinar e instruir possíveis infectados; identificar pacientes de alto risco para que os médicos possam se antecipar proativamente; examinar profissionais de saúde na linha de frente; detectar a covid-19 e diferenciá-la de outras doenças respiratórias; prever quais quadros irão se deteriorar; rastrear leitos e equipamentos; acompanhar os pacientes fora do hospital; detectar a distância altas temperaturas e impedir que pessoas doentes entrem em espaços públicos; e avaliar respostas a tratamentos experimentais.
    Além disso, a IA pode acelerar a criação de remédios e vacinas, prever a evolução da epidemia, mensurar o impacto de políticas públicas e aprimorá-las para nos defender contra os surtos futuros que com toda probabilidade virão.
    Um rastreamento robusto do vírus é decisivo para frear os primeiros estágios de um surto e será decisivo para as estratégias de transição da quarentena para as atividades normais. O procedimento tradicional de rastrear e notificar os contatos de um infectado é lento, mas pode ser feito instantaneamente através da localização e dos dados dos celulares e de aplicativos para notificação de resultados positivos.
    Em tempos excepcionais, os processos regulatórios também precisam avançar em condições excepcionais. Como tudo o mais nesta pandemia, a chave está na agilidade. Assim como os tecnólogos estão acelerando seus processos de criação e produção de novas máquinas, as agências reguladoras, autoridades políticas e sociedade civil precisarão acelerar o processo de deliberação sobre o que é ou não aceitável. Como em todo avanço científico e tecnológico, as soluções virão por sucessivas tentativas e erros. A única atitude inaceitável é não tentar.


(Estadão. Opinião. https://opiniao.estadao.com.br, 20.04.2020. Adaptado)

A pandemia da covid-19 ____________ assustadoramente na rotina das pessoas ao redor do mundo. Nesse novo cenário, inteligência artificial (IA), robótica e big data________________ a relação do homem com o conhecimento. Se _____________, a IA pode mensurar o impacto de políticas públicas e aprimorá-las para nos defender contra os surtos futuros. Daqui a alguns anos, com os resultados da IA em outras áreas além da saúde, será possível analisar se as pessoas ___________ ou não os mesmos pontos de vista sobre as práticas mediadas pela tecnologia. Caso ___________ mudança, é importante saber como ___________ os novos padrões da medicina.

De acordo com a norma-padrão, as formas verbais que preenchem, respectivamente, as lacunas do enunciado são:

Alternativas
Comentários
  • Interveio é a forma correta de escrita da palavra. A palavra interviu está errada. 

    Interveio é a forma conjugada do verbo intervir no pretérito perfeito do indicativo, na 3ª pessoa do singular:

    ele interveio;

    ela interveio;

    você interveio.

    https://duvidas.dicio.com.br/interviu-ou-interveio/

  • Na 3ª pessoa do plural do presente indicativo, a conjugação correta é medeiam.

    ex¹: Os árbitros medeiam as partidas.

    https://clubedoportugues.com.br/mediam-x-medeiam-qual-a-forma-correta/

  • Pessoal, quanto ao verbo intervir, tenho um método que me ajuda bastante: decorem a conjugação do verbo "vir", pois é similar à do verbo "intervir". Lembrando que este verbo despenca em provas de concurso.

    Pretérito perfeito:

    Eu vim ( Eu intervim )

    Tu viste ( Tu intervieste )

    Ele veio ( Ele interveio )

    Nós viemos ( Nós interviemos )

    Vós viestes ( Nós interviestes )

    Eles vieram ( Eles intervieram )

  • E

  • nunca vi medeiam kkkkkk

  • (MARIO)

    MEDIAR - EU MEDEIO

    ANSIAR- EU ANSEIO

    REMEDIAR - EU REMEDEIO

    INCENDIAR - EU INCENDEIO

    ODIAR- EU ODEIO

  • Pensa no verbo ODIAR: Eles ODEIAM.

    MEDIAR segue a mesma tendência: Eles MEDEIAM.

  • GABARITO: E

    "A pandemia da covid-19 interviu/interveio assustadoramente na rotina das pessoas ao redor do mundo (...)"

    → O verbo intervir se conjuga como o verbo vir (vir de). Logo, se eu falo "ele veio", falo "ele interveio".

    --------------------------------------

    "(...) Nesse novo cenário, inteligência artificial (IA), robótica e big data media/medeia a relação do homem com o conhecimento."

    → O verbo mediar conjuga-se como odiar. Se falamos "ele odeia", falamos "ele medeia".

    --------------------------------------

    → Detalhe: Com apenas estes dois conhecimentos, você marca o gabarito. Porém, a fim de estudarmos a questão por completo, vejamos os próximos itens:

    --------------------------------------

    "Se convir/convier, a IA pode mensurar o impacto de políticas públicas e aprimorá-las para nos defender contra os surtos futuros."

    → O verbo convir, conjuga-se como o verbo vir. Se dizemos "se ele vier", também devemos dizer "se ele convier"

    --------------------------------------

    "(...) será possível analisar se as pessoas manteram/mantiveram ou não os mesmos pontos de vista sobre as práticas mediadas pela tecnologia.

    → Se eu digo "eles tiveram", digo "eles mantiveram"

    --------------------------------------

    Caso haja mudança, é importante saber como utilizaram/utilizarão os novos padrões da medicina.

    → O verbo haver no sentido de existir não varia, pois é impessoal (sem sujeito). Além disso, deve ser conjugado no presente do subjuntivo (Caso ele haja → Que ele haja)

    → Para manter a correlação verbal (o sentido de hipótese), o verbo utilizar deverá ser flexionado no futuro do presente: utilizarão

    --------------------------------------

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • utilizarão que facilitou minha vida kkk

    • Primeiro quadrinho completamos com Interveio pois é a forma correta quando o verbo intervir se flexiona a palavra interviu está totalmente errada

    C e A cai fora

    • O correto no segundo quadrinho é Medeiam, lembre se do MARIO ( Mediar, Ansiar, Remedia, Incendiar/Intermediar, Odiar) todos eles tem a mesma conjugação do verbo Passear, ou seja viu alguns desses verbos conjugue primeiro o verbo passear depois pegue a mesma terminação e jogue em um desses verbos, agora vamos pra questão...

    1. Perceba que tem vários núcleos que no caso é " ..., inteligência artificial (IA), robótica e big data..." portanto temos que conjugar o verbo na 3º pessoa do plural, logo o verbo Passear conjugado na 3º pessoa do plural é Passeiam, logo o verbo Mediar também será conjugado da mesma forma, ficando Medeiam

    OBS: Sim! É estranho, mas é portg amigos kkkk

    • O 3 quadrinho completamos com o verbo Convier que faz parte dos PICAS(Provir, Intervir, Convir,Advir,Sobrevir) esses verbos tem a mesma conjugação do verbo Vir, então caso você veja algum desse faça a conjugação primeiro do verbo Vir e consequentemente esses verbos estará no mesmo tempo que o verbo Vir, partiu questão...

    1. Perceba que quando eu coloco o verbo Vir automaticamente você conjuga como VIER " Se ele VIER", com isso concluimos que o verbo Convir terá a mesma terminação ficando CONVIER

    • No 4 quadrinho conjugamos o verbo Manter no Pretérito mais-que-perfeito , concordando com as pessoas e no passado porque foi algo que passou

    • No 5 quadrinho completamos com Haja concordando com mudança que tá no singular

    • No 6 quadrinho completamos com Utilizarão no futuro pois é algo que ainda vai acontecer