SóProvas


ID
4837057
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 1983, lideranças partidárias demandavam mudança nas regras da sucessão da presidência da República, mediante a aprovação de emenda constitucional.

Só um fato extraordinário poderia romper com as regras que impunham a vitória de um candidato eleito pelo voto indireto para a sucessão presidencial, e as oposições se encarregaram de criá-lo. A campanha com lema “Diretas Já” começou timidamente, em junho de 1983, com um comício em Goiânia, que reuniu 5 mil pessoas e demonstrou a viabilidade de um movimento de massas orientado para exigir do Congresso Nacional a aprovação da Emenda Dante de Oliveira.

A oposição contava com algumas vantagens.

(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)


Para Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, uma dessas vantagens foi

Alternativas
Comentários
  •  
    O desgaste do regime militar começou a se desenhar a partir da segunda metade da década de 1970 por conta da mudança significativa do panorama internacional , em função dos choques do petróleo e, também, por conta da maior articulação do MBD como oposição e os efeitos negativos do Milagre Econômico. 
    Tal desgaste era claro no início da década de 1980 mas , a estrutura politico partidária havia sido bem “ engessada" pelo regime militar. A possibilidade da vitória da oposição na eleição indireta para a presidência da república era mínima, apesar de algumas mudanças já colocadas em prática como a anistia e o pluripartidarismo . Este, na verdade pulverizou a oposição em vários partidos.
    Segundo Schwarcz e Starling, o movimento das “ Diretas Já" de 1984, estimulado a partir da emenda do deputado Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas imediatas, criou o “fato extraordinário" necessário para romper com a certeza da vitória governista em uma eleição indireta. Além disso as historiadoras apontam uma fator favorável às propostas da oposição. Tal fator está indicado em uma das alternativas. 
    A questão exige conhecimento da história politica recente do Brasil. Além disso a leitura da obra de Lilia Schwarcz e Heloísa Staling – Brasil: uma biografia - é recomendável, não só para responder esta questão mas outras sobre História do Brasil 

    A) INCORRETA – Nas eleições de 1970, a oposição pregou a abstenção. O resultado foi a vitória da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio à ditadura, que passou a deter dois terços da Câmara e 59 das 66 cadeiras do Senado. Nas eleições de 15 de novembro, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido da “oposição consentida", se recupera e elege, 16 senadores, das 22 vagas em disputa. A escolha indireta de senadores foi instalada pelo Pacote de Abril no governo de Geisel, de 1974 a 1979.
    B) INCORRETA- As eleições municipais ocorreram em 1982 e não em 1980, o que invalida o restante da afirmativa. 
    C) INCORRETA- A maioria da Câmara não era ainda da oposição, cuja proposta não era a de fazer acordos com o poder Executivo. Ainda havia uma quantidade significativa de deputados pelo PDS, que era um partido oriundo da ARENA, o partido governista do regime militar. Havia estados com deputados do PDS e do PMDB mas pouco estados com representantes do PDT e do PT. 
    D) CORRETA- Em 1984 havia governadores eleitos em 1982 por voto direto que representavam quadros da oposição. Estavam no comando de estados de grande porte, como o Rio de Janeiro, cujo governador era Leonel Brizola, do PDT, antigo aliado de João Goulart, presidente deposto pelo golpe militar em 1964. Esta foi considerada pelas historiadoras como uma vantagem no momento de luta pelas eleições diretas para presidência da república. 
    E) INCORRETA- O Supremo Tribunal não foi consultado sobre a questão em pauta e havia a possibilidade de indicação de mais de dois candidatos mas, em função da situação e da possibilidade do candidato apoiado pelo regime militar – Paulo Maluf- vencer a eleição, a oposição estruturou uma verdadeira “frente partidária" em torno do nome de Tancredo Neves.


    Gabarito do Professor: Letra D.