SóProvas


ID
484216
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Os negócios jurídicos entre vivos sem prazo

Alternativas
Comentários
  • Letra E) Correto. Art. 397. O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor. Parágrafo único. Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.
  • Complementando:

    Art. 134, CC. Os negócios jurídicos entre vivos, sem prazo, são exeqüíveis desde logo, salvo se a execução tiver de ser feita em lugar diverso ou depender de tempo.



  • O exercício exige o conhecimento do que é mora ex persona, conforme art. 397, p.único do CC. O art. 397, caput prevê a mora ex re.

    Só fiz o comentário pq a CESPE gosta de abordar o tema invertendo os conceitos.
  • "Mora "ex persona": nas obrigações positivas e líquidas SEM termo pré-estabelecido a constituição em mora do devedor depende de interpelação judicial ou extrajudicial (CC, art. 397, parágrafo único)

    Mora "ex re": nas obrigações positivas e líquidas COM termo pré-estabelecido a constituição em mora ocorre automaticamente"

    Fonte: Iris Math, Forum concurseiros.
  • Preconiza a lei que "Os negócios jurídicos entre vivos, sem prezo, são exequíves desde logo, salvo se a execução tiver de ser feita em lugar diverso ou depender de tempo" (art. 134 do CC). De acordo como esse comando legal, o negócio jurídico é, por regra, instantâneo, somente assumindo a forma continuada se houver previsão no instrumento negocial ou em lei. Por outro lado, dependendo da naturaza do negócio haverá obrigação não instântanea, inclusive se o ato tiver que ser cumprido em outra localidade. 
  • Eis os seguintes dispositivos do CC:

    Art. 134. Os negócios jurídicos entre vivos, sem prazo, são exeqüíveis desde logo, salvo se a execução tiver de ser feita em lugar diverso ou depender de tempo.

    Art. 397. O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor.

    Parágrafo único. Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.

  • Eu tento bloquear esses comentários dos cadernos do Marcos, mas o QC não bloqueia! Alguém sabe se tem que fazer mais alguma coisa além de clicar no círculo vermelho?

  • Minha intenção é a mesma da Ana! Já tentei bloqueá-lo em diversos momentos e nada até agora...
    Ele copia exatamente o que outro colega postou só para ganhar diversas estrelinhas do tipo "ruim" (que aumentarão a pontuação dele aqui, de todo jeito).
    Se alguém conseguiu, por favor, escreva no meu perfil? Só queria uma solução, já que o QC não faz.
    (não precisam pontuar o meu, não, tá?!)
  • GABARITO: LETRA E