-
em que planeta porcentagem de processos otimizados é indicador estratégico?
-
Vamos lembrar que o MAPA ESTRATÉGICO é resultado da ferramenta estratégica BSC e atua, portanto, em 4 perspectivas:
APRENDIZADO E CONHECIMENTO
PROCESSO INTERNO (percentual de processos otimizados*)
CLIENTE (percentual de satisfação dos usuários com os serviços*)
FINANCEIRA
*Esses processos tanto podem como devem ser avaliados por indicadores, como os exemplos acima, indicados na questão.
-
Contestável esse gabarito. Se ele está considerando BSC, ele deve apontar no comando da questão.
-
Resposta:Certo
------------------------
#Mapa Estratégico
O Balanced Scorecard é uma ferramenta utilizada para traduzir a estratégia e a visão em objetivos, metas, medidas e iniciativas claras e bem definidas. Assim, o BSC envolve um conjunto de indicadores financeiros e não financeiros para demonstrar como a organização está em relação aos seus objetivos principais.
Dessa forma, Kaplan e Norton desenvolveram uma ferramenta, chamada de mapa estratégico, que serve como referencial geral para a implementação da estratégia. Segundo os autores, o mapa estratégico é tão importante como os referenciais utilizados pelos gerentes financeiros.
Portanto, o mapa estratégico descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas 4 dimensões (financeiro,cliente,processos internos,aprendizado e crescimento)
------------------------
FONTE:APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA
-
O MAPA ESTRATÉGICO é a representação visual da história da estratégia de uma organização. Auxilia na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo BSC. Não é o BSC!
Autor: Rodrigo Rennó - Livro Adm. Geral para Concursos
-
CERTO
O BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento.
-
Achei a questão um pouco estrana mas arrisquei e acertei...
gaba certo
-
Achei a questão um pouco estrana mas arrisquei e acertei...
gaba certo
-
Achei a questão um pouco estranha mas arrisquei e acertei...
gaba certo
-
-
O mapa estratégico nada mais é do que o desenho das estratégias de planejamento da empresa. Ele é baseado nas perspectivas do BSC, podendo usar as 4 ou apenas as que a empresa precisar. Não confundam ambos.
BSB - ferramenta com as 4 perspectivas internas e externas pra avaliar o negocio
Mapa estratégico - o desenho do planejamento em cima das perspectivas.
-
(BSC) As perspectivas básicas são:
- aprendizagem/crescimento organizacional;
- processos internos;
- clientes;
- finanças.
O que não quer dizer que não possam ser alteradas ou excluídas.
-
Fui de certo, mas achei muito forçoso dizer que a Administração Pública Federal possui quatro perspectivas, já que em organizações públicas e sem fins lucrativos raramente existem objetivos centrais na perspectiva financeira.
-
CESPE GOSTA DESSA PARADA
- Balanced Scorecard (BSC) é a principal ferramenta do controle estratégico (Mapa estratégico é o resultado do BSC)
- CESPE: As perspectivas financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento podem fazer parte do mapa estratégico de um BSC.
- CESPE: O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento.
- CESPE: Por meio do balanced scorecard, mede-se o desempenho organizacional como um todo, de acordo com as seguintes perspectivas: financeiras; processos internos do negócio; aprendizado e crescimento; e clientes.
- CESPE: Sob o enfoque do Balanced Scorecard (BSC), que é alicerçado na premissa de convergência estratégica, a consistência interna da estratégia refere-se ao grau de alinhamento dos planos estratégico, tático e operacional entre si.
-
QUESTÃO CERTA - Um mapa estratégico adaptado à administração pública federal possui quatro perspectivas, as quais podem ser avaliadas por meio de indicadores como, por exemplo, percentual de processos otimizados e percentual de satisfação dos usuários com os serviços.
_________________
Gabarito contestável !
(1) De fato, o BSC adaptado à Administração Publica possui quatro perspectivas (na verdade, alguns autores consideram 6, mas é possível relevar a informação, já que uma perspectiva engloba 2) , com diferentes enfoques. Conforme Costa e Gelman: [1]
- Cliente torna-se Sociedade/ Cidadão;
- Processo Interno;
- Aprendizado e Crescimento reparte-se em dois: Pessoas e Modernização Administrativa;
- Financeiro torna-se Finanças e Orçamento;
OBS.: Até aqui. Tudo certo! Tudo zen!
(2) Os exemplos apresentados pelo examinador são apenas duas informações, não podem ser considerados indicadores.
Conforme a Fundação Nacional de Qualidade - FNQ, a característica principal de um indicador '' “ é a existência de fórmulas mais complexas para seu cálculo que preconizam, no mínimo, uma razão (conta de dividir) entre duas informações. Se não houver divisão de duas informações, então não existe indicador genuíno, apenas uma informação (ou um número “puro”) '' ( Apud. Enap,2013, p. 7) [2]
______
Fontes:
[1] Gelman, Silvio. Artigo : Adaptando o BSC para o setor público utilizando os conceitos de efetividade, eficácia e eficiência. Stella Regina Reis da Costa e Silvio Ghelman. 2006
[2] Uchoa, Carlos Eduardo. Elaboração de indicadores de desempenho institucional / Carlos Eduardo Uchoa; desenho e elaboração Coordenação Geral de Programas de Capacitação /DDG. Brasília: ENAP/DDG, 2013.
________________
Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .
Vamos espalhar o conhecimento ! = )
-
GABARITO: CERTO
Embora não haja, de fato, um modelo de BSC especificamente criado para o setor público por Kaplan e Norton, a utilização dessa ferramenta estratégica despertou especial atenção quando da reforma gerencial brasileira de 1995, na medida em que possibilitaria a substituição de sistemas e indicadores de desempenho tradicionais por outros essencialmente gerenciais, além de poder conferir maior qualidade aos serviços públicos.
Nesse sentido, conquanto não formalizassem um modelo para a administração pública, Kaplan e Norton afirmavam que "foco, motivação e responsabilidade" poderiam ser obtidos não só pelas empresas públicas, como também pelas instituições sem fins lucrativos, caso utilizassem o BSC.
Os autores deixam claro também que o BSC não poder ser visto como uma "camisa de força", o que daria margem à transformação das perspectivas em conformidade com a finalidade da instituição. Desse modo, as perspectivas para o setor público usualmente colocadas em prática são:
1) FINANCEIRA/ORÇAMENTÁRIA (BASE DO BSC, NÃO PODENDO SER VISTA COMO RESULTADO FINAL);
2) CLIENTE/CLIENTE-CIDADÃO;
3) FIDUCIÁRIA (ATINENTE AOS OBJETIVOS DOS INTERESSADOS. NÃO É OBRIGATÓRIA);
4) PROCESSOS INTERNOS e
5) APRENDIZADO E CRESCIMENTO.
Fonte: Administração Pública, PALUDO, Agustinho, 5 ed., 2016, p. 366-369
-
Fala-se do BSC : financeira ou produto , mercadologia ou clientes , processos internos e aprendizagem e crescimento ….
-
BSC
FICA
FINANCEIRA - EXTERNO
PROCESSOS INTERNOS - INTERNO
CLIENTE - EXTERNO
APRENDIZADO E CRESCIMENTO - INTERNO