-
Efetividade? Curto prazo? Tá bom né?
-
GABARITO CERTO
Efetividade: são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos.
A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral.
Esta classe de indicadores, mais difícil de ser mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal), está relacionada com a missão da instituição. Por exemplo, se uma campanha de vacinação realmente imunizar e diminuiu a incidência de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva. Indicadores de efetividade podem ser encontrados na dimensão estratégica do Plano Plurianual (PPA).
A efetividade, portanto, está relacionada ao impacto das ações. É alcançar os resultados pretendidos, de forma a alterar a realidade. Não basta alcançar os objetivos; deve haver transformação. O foco é EXTERNO e relaciona-se aos IMPACTOS (benefícios gerados) das ações desenvolvidas. É a medida de avaliação do impacto gerado.
Definição pela professora Maria das Graças Rua: Indicadores de Efetividade têm por objetivo avaliar os impactos que os produtos/serviços fabricados pela organização geram nos clientes ou na sociedade. Estão relacionados à efetividade.
Fonte: Material Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini
-
POXA, EFETIVIDADE CURTO PRAZO? NÃO ENTENDI
-
Efetividade = impactos na sociedade. Sendo assim, estes acontecem a todo instante (curto, médio ou longo prazo).
-
efetividade e curto prazo são duas coisas que não se batem
-
Supondo que o governo lance uma campanha para vacinar a população contra um novo vírus que surgiu:
Eficiência: Utilizar os recursos da melhor forma possível para que a vacina chegue em todas as partes do país.
Eficácia: Vacinar a população conforme a meta estabelecida.
Efetividade: Verificar se a incidência do vírus diminuirá e se é possível erradicá-lo (ou seja, impossível essa verificação no curto prazo).
Na minha opinião, a banca forçou a barra com "curto prazo".
-
Efetividade esta ligado ao impacto
-
Apenas uma crítica
O problema de quem fez a questão é a língua portuguesa, pois marcar a questão como certa baseado em termos chaves faz o candidato passar em concurso, mas tem que tomar cuidado com o sentido da assertiva.
Eu de pronto marcaria a questão como certa, como foi o gabarito da banca, pois ela possui os termos chaves: "análise dos resultados" e "impactos".
Mas para mim, a assertiva está incorreta, pois o verbo OBTEREM nos remete a isto. Os indicadores de efetividade não OBTÉM produtos ou impactos, eles na verdade DEMONSTRAM ou evidenciam tais elementos. Eles evidenciam os produtos (no sentido de resultado) ou impactos que as políticas, projetos e outras ações geraram.
O verbo "obter" significa alcançar, conquistar, ganhar, conseguir, adquirir, conforme consta em "https://www.dicio.com.br/obter/"
Mas como dizem os gurus dos concursos: "O importante é acertar questões!"
-
Achei estranho na questão:
obterem determinados produtos - entendo como eficácia.
ou obterem impactos - entendo como eficácia.
No comentário de Kamila F.
A efetividade, portanto, está relacionada ao impacto das ações. É alcançar os resultados pretendidos, de forma a alterar a realidade. Não basta alcançar os objetivos; deve haver transformação. O foco é EXTERNO e relaciona-se aos IMPACTOS (benefícios gerados) das ações desenvolvidas. É a medida de avaliação do impacto gerado. Fonte: Material Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini
-
GESTÃO DE RESULTADOS segundo PALUDO:
Indicadores:
INTERNO: mede esforço / desempenho >>> eficiência
EXTERNO: mede os resultados >>> eficácia e efetividade
-
-
Efetividade e efeitos e impactos , nada a ver com produtos .
Se aceitar esse conceito , erro tudo o resto da matéria anexa . Fico com gabarito errado
-
Esse gabarito está certo mesmo? "Curto prazo" forçou um pouco a barra.
Segundo o manual do GesPública - Indicadores de efetividade: são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral. Esta classe de indicadores, mais difícil de ser mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal), está relacionada com a missão da instituição. Por exemplo, se uma campanha de vacinação realmente imunizar e diminuiu a incidência de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva.
-
Cespe sendo Cespe..
-
Gabarito alterado para ERRADO
-
A efetividade está relacionada à sensação de mudança que se gera em decorrência de determinada ação. Ela é atemporal; não está ligada a prazos curtos, médios e muito menos longos (assim, resposta para a questão: errado). Quando a prefeitura planeja construir 5 guaritas e constrói o número de 5 é porque atingiu o objetivo traçado (logo, foi eficaz). Quando ela planeja construí-las em 1 ano e o faz em 6 meses, é porque ela foi eficiente. Quando a população beneficiada por esta edificação percebe que roubos na comunidade caíram (há mais segurança) - e as pessoas enxergam que isso é fruto das guaritas construídas, dizemos que a ação pública (e a própria prefeitura) foi efetiva.
-
GABARITO DEFINITIVO DA BANCA: CERTO
Gente, em agosto/2021 eu havia errado essa questão (marquei certo aqui no QC) e notifiquei o site. Hoje errei novamente porque a plataforma indica o gabarito como ERRADO, mas NÃO ESTÁ ERRADAAAAAAAA!
- De acordo com a questão 91 da prova: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/ME_20_PSS/arquivos/MATRIZ_CARGO1.PDF
- E COM O GABARITO DEFINITIVO DA BANCA: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/ME_20_PSS/arquivos/GAB_DEFINITIVO_551_ME_001_00_MATRIZ.PDF
A QUESTÃO É CERTAAAAAA!
Notifiquem o Qc.