SóProvas


ID
4845985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.

No BSC, cada perspectiva é formada por um conjunto de objetivos e o alcance dos objetivos de uma perspectiva ajuda a impulsionar a próxima perspectiva imediatamente acima.

Alternativas
Comentários
  • Na perspectiva do BSC, primeiro se deve investir em INOVAÇÂO E APRENDIZADO para desenvolver PROCESSOS INTERNOS de qualidade, fidelizando o CLIENTE e consequentemente obtendo resultados FINANCEIROS.

  • Resposta:Certo

    ------------------------

    Se eu tenho funcionários bem treinados (aprendizado e crescimento),os processos internos serão melhor gerenciados.Se os processos internos são melhor gerenciados, o cliente ficará satisfeito.Se o cliente fica satisfeito,eu consigo arrecadar/vender mais (financeiro).

    ------------------------

    FONTE:Aula da Prof. Giovanna Carranza

  • Se eu bem sei, não há hierarquia entre as perspectivas, mas devo estar estudando errado...

  • BSC

    processe a fcc: processos internos, financeiro, cliente e crecimento.

    o crescimento ----===== objetivos e o alcance dos objetivos de uma perspectiva ajuda a impulsionar A QUEM? a próxima perspectiva imediatamente acima.

    OU SEJA CRESCER

  • O BSC traduz a missão, a visão e a estratégia organizacional, através de um mapa estratégico, composto por objetivos estratégicos que estão distribuídos nas diferentes perspectivas (Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento), as quais estão inter-relacionadas por uma relação de causa e efeito; associando-se, ainda, os objetivos estratégicos a indicadores, metas e planos de ação.

    Fonte: Colegas do Qc.

  • O Balanced Scorecard é um mecanismo para implementação da estratégia, não para a sua formulação. O foco está no alinhamento com a missão,visão e os objetivos, visando a implementação das estratégias, a satisfação do cliente, a melhoria dos processos internos e o aprendizado e crescimento organizacional. O BSC deveria ser mais do que uma coleção de indicadores críticos. Desta forma, o BSC deve incorporar uma série de relacionamentos de causa e efeito e uma mistura de indicadores de desempenho e os vetores que levam a estes desempenhos.

    Para o sucesso na implementação do BSC, é fundamental que se elaborem dois dois documentos:

    O mapa estratégico busca estabelecer uma relação de causa e efeito que conecta os resultados desejados com os seus vetores, impulsionadores ou temas que podem levar ao resultado pretendido.

    Estas relações buscam tornar claros os vínculos mais significativos das relações estabelecidas entre os objetivos centrais localizados em cada pespectiva do BSC.

    Fonte: Meus resumos

    GABA CERTO

  • Complementando o comentário perfeito do colega Victor Viana, o BSC alinha objetivos estratégicos e operacionais. As perspectivas não subordinadas umas às outras e sim, interdependentes e devem estar alinhadas.

  • Cuidado!!!! Porque pelo que li, até Giovana Carranza se passou...

    Vamos ao que Kaplan e Norton dizem a respeito:

    A hierarquia sugerida por Kaplan e Norton (2004, p.7), segue-se em primeiro plano com a perspectiva financeira, em segundo plano com a perspectiva do cliente, em terceiro plano com a perspectiva dos processos internos e em quarto e último plano com a perspectiva de aprendizado e crescimento. (há hierarquia e essa é a ordem dela)

    Quem tiver a fim de ler um pouco mais... segue:

    A perspectiva financeira indica se a estratégia de uma empresa, sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. “A estratégia descreve como a organização pretende promover o crescimento de valor sustentável para os acionistas”.

    Na perspectiva do cliente, os executivos identificam os segmentos de clientes e mercados nos quais a unidade de negócios irá competir. “O sucesso com os clientes-alvo é o principal componente da melhora do desempenho financeiro”.

    Na perspectiva interna, são identificados os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência. “O desempenho dos processos internos é um indicador de tendência de melhorias que terão impacto junto aos clientes e nos resultados financeiros”.

    Na perspectiva do aprendizado e crescimento é identificado a infra-estrutura que a empresa deve construir para gerar crescimento e melhoria a longo prazo. Seus objetivos, “descrevem como pessoas, tecnologia e clima organizacional se conjugam para sustentar a estratégia”. As melhorias nos resultados de aprendizado e crescimento são indicadores de tendência para os processos internos, clientes e desempenho financeiro.

  • essas questões mais recente mais parecem um trava língua. miseri
  • É A PRIMEIRA VEZ NA MINHA VIDA QUE EU RESOLVO UMA QUESTÃO AFIRMANDO QUE AS PERSPECTIVAS SÃO "HIERARQUÍCAS" E A QUESTÃO ESTÁ CERTA. BANCA RIDÍCULA

  • O BSC é causa e efeito, estão interrelacionadas, se você mexe em um afeta o outro! Vide aula gratuita no youtube

  • CESPE > No BSC, cada perspectiva é formada por um conjunto de objetivos e o alcance dos objetivos de uma perspectiva ajuda a impulsionar a próxima perspectiva imediatamente acima.

    Existe hierarquia: 1° Financeiro, 2° clientes, 3° processos internos e 4° aprendizagem e crescimento.

  • Mas não se fala em hierarquia...

  • Gabarito: Certo

    Colegas, a CESPE ama cobrar a relação de causa e efeito entre as perspectivas Financeiras, P. de Clientes, P. de Processos Internos e P. de Aprendizado e Crescimento. Há sim uma relação entre esses 4 indicadores , que já foi muito bem exemplificada pelo colega Humberto.

    ---> Olha como a CESPE AMA esse assunto:

    q298599- CESPE

    As relações de causa e efeito, presentes nas medições do BSC, possibilitam o entendimento de como os indicadores não financeiros direcionam os indicadores financeiros na organização.

    GAB: CERTO

    q768699- CESPE

    O pressuposto central do balanced scorecard é a relação de causa e efeito hipotetizada entre suas dimensões, objetivos e ações para que haja retorno de valor ao acionista ou aos stakeholders.

    GAB: CERTO

    q982094- CESPE

    O sistema de medição de desempenho global (SMDG) e o BSC são sistemas de mensuração de desempenho organizacional que apresentam como vantagem a identificação de relações de causa e efeito.

    GAB: CERTO

    ________________________________________________________________________________________________

    Fonte Estratégia

    Qualquer erro podem avisar!

    Namastê

  • Não sabia dessa relação hierarquíca.