SóProvas


ID
4859962
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual é o papel de um museu que
conta histórias de vida?

     O Museu da Pessoa foi criado em 1991 com o objetivo de registrar e preservar histórias de vida de todo e qualquer indivíduo. A ideia é valorizar essas memórias e torná-las uma fonte de compreensão, conhecimento e conexão entre as pessoas, dos narradores aos visitantes que a instituição atrai.
    O Museu da Pessoa é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa pode se voluntariar para contar sua história. Todas as pessoas que se dispõem a falar são entrevistadas por colaboradores da instituição, que durante longas conversas buscam estimular os participantes a lembrar os detalhes de sua trajetória. É possível encontrar nos arquivos histórias de professores, poetas, comerciantes e trabalhadores rurais, de variadas idades e regiões do país.
    A curadora e fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, teve a ideia de criar a instituição no fim dos anos 1980, quando participou de um projeto de entrevistas com imigrantes no Rio e percebeu que os depoimentos ouvidos ajudavam a contar a história mais ampla do país. Mais de 25 anos depois da fundação do museu, Worcman pensa o mesmo. “A história de cada pessoa é uma perspectiva única sobre a história comum que todos nós vivemos como sociedade”, disse a curadora ao jornal Nexo.
    Para Worcman, as narrativas do acervo podem fazer o público do museu não só conhecer a vida de outras pessoas mas também “aprender sobre o mundo e a sociedade com o olhar do outro”. Abertas a outros pontos de vista, as pessoas transformam seu modo de ver o mundo e criam uma sociedade mais justa e igualitária.

(Mariana Vick, Nexo Jornal, 29 de junho de 2020. Adaptado)

De acordo com Bechara (2019), uma oração subordinada adjetiva pode ter valor explicativo ou restritivo, a depender do fato de ela modificar ou não a referência do antecedente. Com base na distinção feita pelo autor, assinale a alternativa em que está destacada uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Alternativas
Comentários
  • Orações Subordinadas Adjetivas exercem a função sintática de adjetivo.

    Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.)

    O Fato que nos permite descobrir se essa é uma Explicativa ou Restritiva é a presença das vírgulas;

    As EXPLICATIVAS; Com Vírgula

    As RESTRITIVAS: Sem Vírgula

    a) colaboradores da instituição, que durante longas conversas buscam estimular os participantes a lembrar os detalhes de sua trajetória. Para descobrirmos se é um pronome relativo tente substituir o que por o qual/ os quais, nessa questão até temos um pronome relativo, porém, trata-se de uma Oração Subordinada Explicativa

    b)  Museu da Pessoa é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa pode se voluntariar. Orações Adjetivas são iniciadas por pronomes relativos, e qualquer é um pronome indefinido, aquele que designa algo de maneira vaga

    c) Todas as pessoas que se dispõem a falar são entrevistadas por colaboradores da instituição. Pronome relativo (OK), sem vírgula (OK) nosso gabarito

    d) Abertas a outros pontos de vista, as pessoas transformam seu modo de ver o mundo. Não temos pronome relativo

    e) e percebeu que os depoimentos ouvidos ajudavam a contar a história mais ampla do país. E percebe[ISTO]; logo, temos uma conjunção integrante e não um pronome relativo, portanto, errado a questão, trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta, porque quem percebe percebe algo.

  • BIZU..

    Via de regra as orações subordinadas adjetivas RESTRITIVAS não tem a presença de VIRGULAS.

  • Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

    Sem pontuação, Funciona como ADJUNTO ADNOMINAL

    Especifica, refere-se a uma parte de um grupo.

    EX: Você é a pessoa que mais gostei na vida.

  • LETRA "c"

    ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA = NÃO VEM ENTRE VÍRGULAS.

    ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA = VEM ENTRE VÍRGULAS.

    ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS PODEM SER:

    EXPLICATIVAS = COM VÍRGULA.

    RESTRITIVAS = SEM VÍRGULA.

    Bizu:

    que, restritiva

    que restritiva

    ,que, explicativa

    ,que explicativa

    Restritiva sem vírgula

    Explicativa com vírgula

    NÃO DESISTA !

    ANP........