SóProvas


ID
4860685
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda.


PENSE COMO UMA MONTANHA


A injunção de pensar como uma montanha se tornou intimamente associada com o conceito de “ecologia profunda” – termo cunhado em 1973 pelo filósofo e ecologista norueguês Arne Naess (1912- 2009). Ele usou o termo para ressaltar sua crença de que devemos primeiro reconhecer que somos parte da natureza, e não separados dela, se pretendemos evitar a catástrofe ecológica. Mas a noção de “pensar como uma montanha” remonta a 1949, quando foi formulada pelo ecologista norte-americano Aldo Leopold, no livro do mesmo nome, na tradução em português.

Trabalhando como guarda-florestal no início do século XX, Leopold atirou numa fêmea de lobo na montanha. “Alcançamos a velha loba a tempo de ver um brilho verde selvagem morrendo em seus olhos”, ele escreveu. “Percebi, então, e sei desde então, que havia algo de novo naqueles olhos, algo conhecido apenas pela loba e pela montanha”.

A partir dessa experiência, Leopold chegou à ideia de que devemos pensar como uma montanha, reconhecendo não apenas nossas necessidades ou as dos seres humanos, mas as de todo o mundo natural. Ele sugeriu que, com frequência, não percebemos as implicações mais amplas de nossas ações, considerando apenas o benefício próprio e imediato. Pensar como uma montanha significa se identificar com o ambiente mais vasto e estar consciente do seu papel em nossas vidas.

Naess adotou a ideia de Leopold ao propor sua “ecologia profunda”. Ele afirmava que somente protegeremos o meio ambiente, passando pelo tipo de transformação que Leopold descreveu. Naess nos conclamou a ver a nós mesmos como parte da biosfera. Em lugar de ver o mundo apartado de nós, devemos descobrir nosso lugar na natureza, reconhecendo o valor intrínseco de todos os elementos do mundo em que vivemos.

Naess introduziu o “eu ecológico”, uma percepção de “si” enraizada na consciência de nossa relação com uma “comunidade maior de todos os seres vivos”. Ele afirmou que a ampliação de nossa identificação com o mundo para incluir lobos, sapos, aranhas, e até montanhas, leva a uma vida mais prazerosa e significativa. 

A “ecologia profunda” de Naess teve um efeito poderoso na filosofia ambiental e no desenvolvimento do ativismo ecológico. Para quem vive na cidade, pode parecer difícil ou mesmo impossível se conectar com um “eu ecológico”. Contudo pode ser possível. Como escreveu o mestre zen Robert Aitken Roshi em 1984, “quando pensamos como uma montanha pensamos também como um urso negro, de modo que o mel escorre por sua pele enquanto você toma o ônibus para o trabalho.

(O Livro da Filosofia. Tradução Douglas Kim. S.Paulo: ed. Globo, 2011)

A noção de “Pensar como uma montanha” não passou DESPERCEBIDA por Naess. A palavra destacada tem o seu parônimo correspondente em desapercebida. Das opções abaixo, a que NÃO apresenta par de parônimos é:

Alternativas
Comentários
  • Grafia (escrita): parecida

    Fonética (som): parecida

    Significado: diferente

    As palavras homônimas subdividem-se em:

    Grafia (escrita): igual

    Fonética (som): igual

    Significado: diferente

    Exemplos de homônimos perfeitos:

    Grafia (escrita): diferente

    Fonética (som): igual

    Significado: diferente

    Exemplos de homófonos:

    Grafia (escrita): igual

    Fonética (som): diferente

    Significado: diferente

    Exemplos de homógrafos:

    https://www.normaculta.com.br/homonimos-e-paronimos/

  • estático / extático - nao sao paronimos pq eles sao classificados como adjetivos..

    A palavra estático tem sua origem na palavra grega statikós, devendo assim ser escrita com s na primeira sílaba. É um adjetivo e se refere a alguma coisa ou a alguém sem movimento, sem atividade, sem progresso, ou seja, imóvel, parado, paralisado.

    Exemplos:

    Meu filho tem tanto medo de cachorros que fica estático quando vê um.

    O diretor ordenou que todos os ônibus de mantivessem estáticos na rodoviária.

    A palavra extático tem sua origem na palavra grega ekstatikós, tendo as consoantes ks evoluído para x na primeira sílaba. É um adjetivo e se refere a alguma coisa ou a alguém que se encontra em estado de êxtase, ou seja, encantado, enlevado, maravilhado, embevecido, pasmado, boquiaberto, arrebatado, absorto.

    Exemplos:

    Fiquei extático com a beleza da exposição de pintura que vi ontem.

    Meu filho anda extático por causa daquela garota.

    Significado de Parônimo

    substantivo masculino Gramática Palavra cuja forma se parece à de outra: lactante e lactente; infligir e infringir; descrição e discrição.

  • GABARITO - E

    Ajuda muito nas resolução de questões desse tipo:

    Homônimo - Homo = Alguma coisa igual

    estático / extático = Homônimos

  • Assertiva E

    NÃO apresenta par de parônimos é: estático / extático.

  • Letra E.

    estático / extático

    São homônimos homófonos --> Mesmo som, mas sentidos diferentes.

  • O mais legal de tudo é esse elaborador de questões, falando no comando de uma questão que ESTÁTICO e EXTÁTICO são parônimos(Q1124405) e agora vem e se contradiz no gabarito dessa. Deve ser o mesmo elaborador, pois o comando da questão é o mesmo estilo. Essas criaturas precisão se tratar. Sério, esse e o da FGV. O da FGV mais ainda.

  • Parônimos -parecidas na escrita ou na pronúncia

    Homônimos- iguais na escrita ou na pronúncia