A questão em análise exige que saibamos quais são os processos de conversão do conhecimento de acordo com Chiavenato. Vamos à correção das alternativas e ao fim teremos um gabarito.
Como a banca deixou claro qual foi a bibliografia utilizada, farei uso da mesma para corrigir as alternativas. Dito isso, vamos lá.
A - INCORRETA. O equívoco desta alternativa é dar a definição de socialização à internalização.
De acordo com Chiavenato:
"Socialização: é o processo pelo qual experiências são compartilhadas e, a partir delas, conhecimentos tácitos ou modelos mentais e habilidades técnicas são criados. É o caso do treinamento no local de trabalho, sessões informais, interações com clientes. Na tradição ocidental, este conceito se aproxima ao da cultura organizacional".
B - CORRETA. "Externalização: é o modo de conversão mais importante, pois permite a criação de novos conceitos explícitos. Na tradição japonesa, envolve a articulação do conhecimento tácito em explícito pelo uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos. Segundo Takeuchi e Nonaka, este conceito está ausente da teoria organizacional ocidental".
C - INCORRETA. A questão apresenta o conceito da combinação à socialização.
De acordo com Chiavenato:
"Combinação: baseia-se na troca de informações explícitas e no paradigma da TI. É o modelo mais frequente no ocidente. Envolve o uso de mídias como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas e redes computadorizadas. A educação formal está incluída neste tipo. É por este processo que surgem os protótipos e modelos reais".
D - INCORRETA. Na redação desta alternativa, o conceito apresentado é da Combinação.
Segundo Chiavenato:
"Internalização: é um processo equivalente ao aprender fazendo (learning by doing), em que os membros da organização vivenciam o resultado prático do novo conhecimento. Isso significa o conhecimento operacional que os autores identificam com os conceitos das organizações que aprendem".
E - INCORRETA. Apenas uma alternativa está correta.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa correta é a "B".
GABARITO: B
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. p. 341.
A) Socialização: é o processo pelo qual experiências são compartilhadas e, a partir delas, conhecimentos tácitos ou modelos mentais e habilidades técnicas são criados. É o caso do treinamento no local de trabalho, sessões informais, interações com clientes.
Socialização: de conhecimento tácito para tácito;
B) Externalização: é o modo de conversão mais importante, pois permite a criação de novos conceitos explícitos. Na tradição japonesa, envolve a articulação do conhecimento tácito com o explícito pelo uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos.
Externalização: conhecimento tácito em explícito;
C) Combinação: baseia-se na troca de informações explícitas e no paradigma da tecnologia da informação. É o modelo mais frequente no Ocidente. Envolve o uso de mídias, como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas e redes computadorizadas. A educação formai está incluída nesse tipo.
Combinação: conhecimento explícito em explícito
D) Internalização: é um processo equivalente ao aprender fazendo (learning by doing), em que os membros da organização vivenciam o resultado prático do novo conhecimento.
Internalização: do conhecimento explícito para o tácito