SóProvas


ID
4864315
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de responsabilidade social corporativa sugerido por Keith Davis, em sua obra “Five Propositions for Social Responsability”, citado por Idalberto Chiavenato em sua obra Administração Geral e Pública, publicada pela editora Elsevier em 2006, pág. 301, parte de cinco proposições. Nas afirmativas a seguir, assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) ou (F) para a(s) Falsa(s) e, ao finai, assinale a alternativa que representa a sequência correta.

( ) A responsabilidade social emerge do poder social. Toda organização tem influência sobre a sociedade, que deve exigir condições que resultam do exercício dessa influência.
( ) As organizações devem operar em um sistema aberto de duas vias, com recepção aberta de insumos da sociedade e expedição aberta de suas operações para o público. As organizações devem ser ouvidas pelos representantes da sociedade quanto ao que devem manter ou melhorar em termos de bem-estar geral. Por outro lado, a sociedade deve ouvir os relatórios das organizações em relação ao atendimento das responsabilidades sociais. As comunicações entre representantes das organizações e da sociedade devem ser abertas e honestas.
( ) Os custos e benefícios sociais de uma ação, produto ou serviço devem ser calculados e considerados nas decisões a respeito deles. A viabilidade técnica e a lucratividade econômica não são os únicos fatores que pesam nas decisões da organização. Ela também deve considerar consequências de curto ou longo prazo sobre suas ações. 
( ) Os custos sociais relacionados a cada ação, produto ou serviço devem ser repassados ao consumidor. Os negócios não devem ser financiados somente pela organização. O custo de manter atividades socialmente desejáveis dentro dos negócios deve ser transferido para o consumidor adotando preços mais elevados dos bens e dos serviços relacionados a essas atividades.
( ) Como cidadãs, as organizações devem ser envolvidas na responsabilidade por certos problemas sociais que estão fora de suas áreas normais de operações. A organização que possui expertise de resolver um problema social com o qual não está diretamente associada deve ser responsável por ajudar a sociedade a resolver esse problema.

Alternativas
Comentários
  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre as proposições de Davis sobre o modelo de responsabilidade corporativa. Vejamos o que o autor citado, Chiavenato, apresenta sobre o assunto, e em seguida indiquemos qual das alternativas apresenta a sequência correta. Vamos lá.

    O modelo de responsabilidade social corporativa sugerido por Davis parte de cinco proposições, são elas:

    ◼ A responsabilidade social emerge do poder social. Toda organização tem influência sobre a sociedade, que deve exigir condições que resultam do exercício dessa influência.

    A organizações devem operar em um sistema aberto de duas vias, com recepção aberta de insumos da sociedade e expedição aberta de suas operações para o público. As organizações devem ser ouvidas pelos representantes da sociedade quanto ao que devem manter ou melhorar em termos de bem-estar geral. Por outro lado, a sociedade deve ouvir os relatórios das organizações em relação ao atendimento das responsabilidades sociais. As comunicações entre representantes das organizações e da sociedade devem ser abertas e honestas.

    Os custos e benefícios sociais de uma ação, produto ou serviço devem ser calculados e considerados nas decisões a respeito deles. A viabilidade técnica e lucratividade econômica não são os únicos fatores que pesam nas decisões da organização. Ela também deve considerar consequências de curto ou longo prazo sobre suas ações.

    Os custos sociais relacionados a cada ação, produto ou serviço devem ser repassados ao consumidor. Os negócios não devem ser financiados somente pela organização. O custo de manter atividades socialmente desejáveis dentro dos negócios deve ser transferido para o consumidor adotando preços mais elevados dos bens e dos serviços relacionados a essas atividades.

    Como cidadãs, as organizações devem ser envolvidas na responsabilidade em certos problemas sociais que estão fora de suas áreas normais de operação. A organização que possui expertise de resolver um problema social com o qual não está diretamente associada deve ser responsável por ajudar a sociedade a resolver esse problema.

    Com base no que foi apresentado acima, de acordo com Chiavenato, todas as afirmações são verdadeiras.

    GABARITO: C

    Fonte: Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública. - 2.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.