SóProvas


ID
4866529
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Jaguapitã - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o trecho literário a seguir, extraído de um dos romances do escritor brasileiro Lima Barreto, para responder à questão.

“É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério, do que querer mascará-la em explicações que a nossa lógica comum, quotidiana, de dia a dia, repele imediatamente, e para as quais as justificações com argumentos de ordem especial não fazem mais do que embrulhá-las, obscurecê-las a mais não poder”.

No trecho “que a nossa lógica comum, quotidiana, de dia a dia, repele imediatamente”, o pronome “que” retoma no texto a palavra:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -A

    É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério, do que querer mascará-la em explicações que a nossa lógica comum (...)

    O " Que " é pronome relativo e retoma - EXPLICAÇÕES

    Explicações ( as quais ) nossa lógica comum (...)

    ___________________________________________

    Bons estudos!

  • A questão é sobre a palavra "que" e quer saber qual palavra o pronome "que" retoma. Vejamos:

    "É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério, do que querer mascará-la em explicações que a nossa lógica comum..."

     . 

    "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "explicações" e equivale a "as quais".

     . 

    Pronomes relativos: retomam um nome da oração anterior (o antecedente) com o qual se relaciona, projetando-o em outra oração. São eles: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas).

    Gabarito: Letra A

  • Correta, A

    Trata-se do "QUE" exercendo a função de Pronome Relativo, retomando a expressão anterior "EXPLICAÇÕES".

    É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério, do que querer mascará-la em explicações que a nossa lógica comum (...)

    É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério, do que querer mascará-la em explicações as quais a nossa lógica comum (...).