A questão é de sintaxe e quer saber qual a função sintática do termo destacado em “foram 92 fotografias inscritas” . Vejamos:
.
A) objetivo direto
Errado.
Objeto direto: liga-se diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).
Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)
.
B) sujeito
Certo. Na ordem direta fica melhor de identificar: "92 fotografias foram inscritas". 92 fotografias é o sujeito. (quem "foram inscritas"? R.: 92 fotografias)
Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. É o ser do qual se diz alguma coisa.
Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.
Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo. Ex.: João vai prestar o concurso da PF. “QUEM” vai prestar o concurso da PF? R.: João (= sujeito)
.
C) predicado
Errado.
Predicado: é o termo da oração que contém o verbo. É aquilo que se declara do sujeito, ou melhor, é o termo que contém a declaração, referida, em geral, ao sujeito.
.
D) predicativo do sujeito
Errado.
Predicativo: adjetivo ou expressão com função adjetiva localizada no predicado, que qualifica o sujeito ou o objeto. O predicativo pode expressar uma qualidade (alto, magro, bonito...) ou um estado (cansado, pensativo, triste...) do termo ao qual se refere.
Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Se prende ao sujeito por um verbo de ligação. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes” é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos”)
Predicativo do objeto: quando o adjetivo se refere ao objeto. Ex.: Eu comprei livros usados. (“usados” é o predicativo do objeto, pois se refere ao objeto direto “livros”).
.
E) complemento nominal
Errado.
Complemento nominal: é o termo que completa o sentido de um nome (advérbio, substantivo ou adjetivo), ligando-se a eles por meio de preposição.
Ex.: A leitura do livro foi rápida. (“leitura” é substantivo abstrato. “do livro” é complemento nominal”)
A comida do restaurante estava cheia de mofo. (“cheia” é adjetivo. “de mofo” é complemento nominal)
Eles agiram favoravelmente ao povo. (“favoravelmente” é advérbio. “ao povo” é complemento nominal)
.
Gabarito: Letra B