SóProvas


ID
4872517
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que explica adequadamente a metáfora que propõe a definição de organização como um organismo.

Alternativas
Comentários
  • A. Organizações como máquinas

    B. Organizações como culturas

    C. Organizações como um organismo

    D. Organizações como prisões psíquicas

    E. Organizações como instrumento de dominação.

    Morgan (1996) vale-se de diferentes metáforas para definir e entender a cultura das organizações: 

    Organismo: “As organizações podem ser vistas como organismos vivos que existem em um ambiente mais amplo, do qual dependem em termos de satisfação de suas necessidades”. (p. 44). “Na realidade, são sistemas abertos que necessitam de cuidadosa administração para satisfazer e equilibrar necessidades internas, assim como adaptar-se a circunstâncias ambientais”. (p. 53). “Não existe a melhor forma de organizar. A melhor forma depende do tipo de tarefa ou do ambiente dentro do qual se está lidando”. (p. 53).

  • Gareth Morgan é um famoso teório organizacional que determinou, em 1986, 8 metáforas sobre as quais 99% das organizações e as suas culturas podiam ser representadas por apenas uma das possiveis metáforas. A complexidade das organizações exige múltiplas formas de interpretação, assim, postulou 8 (oito) metáforas para compreensão delas: organização como máquina, organismo, cérebro, cultura, sistema político, prisão psíquica, fluxo e transformação, e instrumento de dominação.
    Como máquina, as organizações são entendida como feitas de partes que se interligam, cada uma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento do todo. Assim, existe uma tendência em esperar que as organizações funcionem de maneira rotineira, eficiente, confiável e previsível.
    Como organismo, as organizações são sistemas vivos, animados, que existem em um ambiente mais amplo, do qual dependem em termos de satisfação de suas necessidades. Necessitam de cuidadosa administração para satisfazer e equilibrar necessidades internas, assim como adaptar-se a circunstâncias ambientais.
    Como cérebro, são sistemas de processamento de informação, capazes de aprender a aprender. Tal metáfora põe ênfase nos sistemas de informação, de comunicação e de decisões.
    Como cultura, são lugares onde residem idéias, valores, normas, rituais e crenças que as sustentam enquanto realidades socialmente construídas. Aqui a ênfase é na visão das organizações como processos que produzem significados comuns.
    Como sistema político, as organizações são vistas como sistemas de governo. As atividades organizacionais são moldadas pelo conjunto de interesses, conflitos e jogos de poder. Os eixos principais de análise são as relações entre interesses, conflito e poder. 
    Como prisões psíquicas, são construídas socialmente e podem transformar-se em mundos sociais limitadores e constrangedores da criação e da inovação.A prisão se configura porque as pessoas podem cair nas armadilhas dos pensamentos e crenças, conscientes ou inconscientes.
    Como fluxo e transformação, podem ser vistas como fluxo de mudança e transformação que ganha estabilidade ao longo do tempo, mas que permanece mudando. Aqui, a única característica permanente é a mudança.
    E, por fim, como instrumento de dominação, as organizações são instrumentos que servem a dominação de alguns grupos sobre os outros. As pessoas são, então exploradas para atingir os fins organizacionais.

    Gabarito do Professor: Letra C.