SóProvas


ID
4872565
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem diversos métodos de avaliação de desempenho nas organizações. Um deles é o método baseado em uma tabela de dupla entrada, sendo que nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação constituem os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários.

Trata-se do método conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Modelo da escala gráfica

    O método da escala gráfica é baseado em uma tabela de dupla entrada. Nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.

    Os fatores de avaliação constituem os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários.

    O primeiro passo é a escolha e definição dos fatores de avaliação do desempenho que servirão como instrumento de aferição e comparação do desempenho dos funcionários envolvidos.

    Os fatores de avaliação constituem comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização.

    Assim, os funcionários que mais os ostentam são aqueles que desempenham melhor suas atividades, não importando exatamente qual o cargo que ocupam. O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza-se um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores.

    Os fatores são previamente selecionados e escolhidos para definir em cada pessoa as qualidades que se pretende avaliar.

    Cada fator é definido com uma descrição sumária, simples e objetiva, sendo que o seu dimensionamento deve retratar uma gama ampla de desempenho desde o empenho fraco ou insatisfatório até um desempenho ótimo ou excelente. Entre estes extremos, existem várias alternativas intermediárias.

    Definidos os fatores de avaliação, o segundo passo é a definição dos graus de avaliação para definir as escalas de variação do desempenho em cada fator de avaliação. Com os fatores de avaliação e respectivos graus, monta-se a escala gráfica de avaliação,

  • Chiavenato (2014) distingue os métodos de avaliação de desempenho entre tradicionais (escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, incidentes críticos e listas de verificação) e modernos (avaliação por objetivos e avaliação 360°). A descrição apresentada no enunciado refere-se ao método das escalas gráficas.  Vamos conhecer os demais para que possamos diferencia-los:


    A) Baseia-se nas características extremas  (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso).


    B) Consiste em  avaliar o desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases. O avaliador escolhe forçosamente apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplicam ao desempenho do avaliado. Ou então, escolhe a frase que mais representa o desempenho do funcionário e  
    a frase que mais se distancia dele.

    D) Refere-se ao contexto geral que envolve cada pessoa.  Trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360°.


    E) Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho, no qual requer entrevistas entre o especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliar o desempenho dos funcionários. A partir da entrevista com  cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado. O método se desenvolve em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial, entrevista de análise complementar, planejamento das providências e acompanhamento dos resultados.


    CHIAVENATO, Idalberto Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações /  Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • LETRA C

    Vamos analisar cada item como base nas palavras chaves de cada método de avaliação de desempenho:

    A - ERRADO - palavras-chaves: extremidades, comportamentos excepcionais, comportamentos péssimos, desconsidera os comportamentos medianos.

    B - ERRADO - auxilia chefias; frases prontas; aplicação simples

    C - CORRETA - Dupla Entrada, Colunas e Linhas

    D - ERRADO - a pessoa é avaliada por todos

    E - ERRADO - gerentes de linha e consultores (staff), avaliados não participam.