SóProvas


ID
4872586
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções no âmbito individual, grupal ou institucional. Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. (CFP, 2003) .

    Dessa forma, por se tratar de “um processo científico, pautado em teorias e métodos devidamente reconhecidos pela Psicologia” (Pasquali, 2001), a Avaliação Psicológica é uma atividade restrita a profissionais da Psicologia. Isso implica que seus instrumentos, com destaque para os testes psicológicos, são de uso restrito a esses profissionais e, nesse sentido, o Conselho Federal de Psicologia alerta que seu uso por outros profissionais que não estejam habilitados e credenciados para esse fim incorre em exercício ilegal da profissão. O emprego desses instrumentos de forma indevida técnica e eticamente pode acarretar sérios riscos à sociedade.

    Os testes psicológicos são instrumentos utilizados para fins de avaliação psicológica, de mensuração padronizada, que avaliam características ou processos psicológicos, fundamentados em uma teoria e precisam atender aos requisitos de validade e precisão. 

  • A Avaliação Psicológica é um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

     Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).

    As fontes fundamentais compreendem: a) testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou; b) entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

    Já as complementares: a) técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão; e b) documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

    Assim, os testes podem compor a avaliação psicológica, mas como vimos, tal processo não se restringe a esses, existindo diversos outros instrumentos e técnicas.

    A seguir destaco os erros das demais assertivas:

    A) os métodos e técnicas de avaliação psicológica têm requerido menos conhecimentos teóricos dos profissionais de Psicologia.


    B) a avaliação psicológica não é uma atividade restrita ao psicólogo, sendo sua realização extensiva também a outros profissionais.


    D) os instrumentos estrangeiros disponíveis no mercado são os mais adequados à realidade brasileira, independentemente da normatização.


    E) entrevistas e observações caracterizam-se como instrumentais técnicos, mas não são adequados para a realização de avaliação psicológica.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Letra C, os testes psicológicos são instrumentos que podem compor a avaliação psicológica, a qual não se restringe a eles.

  • Vamos ver até quando a "B" vai ser errada, né? Os testes psicológicos já não são mais privativos, daqui a pouco nem a avaliação psicológica...