SóProvas


ID
4876444
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na formação e no desenvolvimento de enfermeiros líderes como agente de mudança, o coaching é um processo que

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre liderança em enfermagem.

    Na formação e no desenvolvimento de enfermeiros líderes como agente de mudança, o coaching é um processo que favorece o autoconhecimento e o estabelecimento de metas por meio de uma análise profunda do indivíduo, provocando a reflexão sobre perspectivas, mentalidades e crenças e estimulando a capacidade de autoliderança (Letra B). Nesse tipo de formação o foco é no individuo e não no problema.


    A) Incorreto. O coaching preciosa promover o autoconhecimento para depois ter um comportamento organizacional que atua com abordagem individual ou coletiva. De modo que após essa estratégia, quando um grupo de indivíduos se reúne para trabalhar suas questões em parceria com um facilitador para desenvolver, em grupo, planos para solucionar as dificuldades são apontados.


    B) Correto.

     

    C) Incorreto. Na situação em que proporciona a identificação das carências e demandas e direciona a mudança por meio de passos definidos, apresentando efeitos importantes com resultados positivos, exceto o estabelecimento de certa dependência entre o enfermeiro e o seu coach, difícil de ser superado, o enfermeiro não esta se formando líder, pois ele não assume o controle.

    D) Incorreto. Estimula o processo de mudança, fazendo o enfermeiro identificar a necessidade de tomar a decisão de mudar, por direcionar a reflexão-ação rumo à busca de maior compreensão de si. Não busca a aceitação pelos pares e colaboradores e conquistar o apreço dos superiores e dos clientes internos e externos.


    E) Incorreto. Promove o indivíduo de um estado atual para um estado de maior autoconhecimento e não acomodação aos padrões vigentes na cultura institucional. É  acrescentado maturidade e diminuído atitudes geradoras de conflitos e atritos, que aparentemente ensejam mudanças mas que só trazem sofrimento para o indivíduo e para o grupo de trabalho.

     

    Resposta do Professor: B.

  • favorece o autoconhecimento e o estabelecimento de metas por meio de uma análise profunda do indivíduo, provocando a reflexão sobre perspectivas, mentalidades e crenças e estimulando a capacidade de autoliderança.