SóProvas


ID
4876744
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ESCREVA BEM, É SIMPLES


    Não é preciso ser professor de língua portuguesa para conhecê-la. Os gramáticos não são os únicos capazes de produzir textos coerentes, concisos e adequados. Não, a língua portuguesa não é a mais difícil de ser entendida. Não, português não é difícil de aprender. Acredite, você é capaz de produzir textos concisos, caprichados e perfeitamente entendíveis às pessoas que você deseja que tenham acesso a eles.

     Para começar, defina seu assunto, ou seja, sobre o que você pretende falar ou discursar. Entenda que não é o título (ao concluir seu texto, não se esqueça dele), mas o assunto a ser desenvolvido, aquele que será seu objeto de análise, tal como uma matéria-prima que precisa ser moldada para ter os formatos de acordo com o estilo de cada um. 

      Uma das dicas para isso é inserir em seu cotidiano a leitura em suas formas verbais e não verbais, tendo um olhar atencioso a todas as formas de textos que o rodeiam, tais como propaganda, folder, charge, placa de trânsito, anúncio de emprego, discurso de algum político, enfim, atente-se a tudo o que é capaz de transmitir uma mensagem. Aproveite para se questionar sobre como esses exemplos conseguem fazer com que uma mensagem seja entendida por um determinado grupo de pessoas. 

     Bom, escolhido o assunto, defina, indispensavelmente, seu público-alvo, pois ninguém escreve bem se não souber para quem vai escrever. Essa dica vale até mesmo se você desejar que seu texto seja lido por um grande número de pessoas. Nesse caso, utilize-se de uma linguagem simples e formal, ou seja, não utilize palavras que parecem existir apenas em dicionários e, muito menos, não utilize expressões grosseiras e gírias. 

      Observadas essas dicas, você pode, enfim, começar seu rascunho. Isso mesmo! Rascunho, pois um bom texto, na maioria das vezes, é o resultado de uma releitura realizada pelo próprio autor. Isso acontece porque, ao reler o que escrevemos, vamos identificando outras formas de passar a mesma informação. Nesse processo, aumentamos nossa garantia de que a mensagem será entendida pelos nossos receptores. 

      Além dessas regras que podem ser lembradas mais facilmente, vale uma dica muito importante: peça que outra pessoa leia seu texto, pois nada como um olhar diferente para apontar algumas falhas que, mesmo após nossa releitura, não conseguimos identificar. 

(Adaptado de Erika de Souza Bueno, O Globo, 17-03-2012)  

Em algumas passagens do texto, a autora prefere a estruturação da frase em voz passiva.
Assinale o fragmento em que todas as frases estão em voz ativa. 

Alternativas
Comentários
  • Eliminei somente observando o verbo ser + o particípio.

  • Excetuando a letra A, em todas as outras alternativas temos voz passiva analítica "verbo ser" + "particípio do verbo principal".

    Gabarito letra A!

  • É só eliminar o Verbo SER+PARTICIPIO

  • Particípio curto: SER e ESTAR Particípio regular: TER e HAVER

    USO DOS PARTICÍPIOS

    Particípio curto: SER e ESTAR

    Particípio regular: TER e HAVER

  • GABARITO -A

    Apenas complementando...

    Passiva analítica - Verbo auxiliar "ser" + Principal no particípio.

    Sintética - VTD + SE

    Ou VTDI + SE.

    Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    Voz Passiva Analítica

    Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo:

    A escola será pintada.

    O trabalho é feito por ele.

    Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de. Por exemplo:

    A casa ficou cercada de soldados.

    - Pode acontecer ainda que o agente da passiva não esteja explícito na frase. Por exemplo:

    A exposição será aberta amanhã.

    Voz Passiva Sintética

    A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE. Por exemplo:

    Abriram-se as inscrições para o concurso.

    Destruiu-se o velho prédio da escola.

    Obs.: o agente não costuma vir expresso na voz passiva sintética.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Vozes verbais é oque se entendi por aspecto do verbo. Quem tem o aspecto de agir sobre o verbo que nesse caso chamamos de agente da ação e oque tem o aspecto de recebe a ação é chamado de paciente.

  • GABARITO: A

    Em todas as outra alternativas há voz passiva.

    B - ...ser entendida

    C - ...ser desenvolvido

    D - ...será entendida

    E - ...ser lembrada

  • "não É PRECISO ser professor", essa estrutura parece que é o verbo se o precisar irregular.... alguém poderia me dizer por que não?

  • Eu eliminei as alternativas que continham verbos no pretérito. (qualquer pretérito)