SóProvas


ID
4880086
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Os membros da Mesa do Senado são eleitos para mandato de dois anos, observada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos e blocos parlamentares. A respeito da sua composição e atribuições, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Descreve a atribuição do segundo vice-presidente. Na questão deveria informar qual vice-presidente. 1° ou 2°
  • PrSF

    - vota só p/ desempatar votações ostensivas

    - sua presença conta p/ quorum

    - pode votar se escrutínio secreto

  • A- A reunião conjunta do Senado com a Câmara ocorrerá na Câmara (raciocínio: na Câmara tem 513 deputados e no Senado tem 81 senadores, precisar ser no local maior);

    B- Art. 52. Ao Primeiro Vice-Presidente compete:

    I - substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos;

    II - exercer as atribuições estabelecidas no art. 66, § 7º, da Constituição, quando não as tenha exercido o Presidente.

    Art. 53. Ao Segundo Vice-Presidente compete substituir o Primeiro Vice-Presidente nas suas faltas ou impedimentos.

    C- Atribuições do Presidente: Art. 48- XXIII - desempatar as votações, quando ostensivas.

    D- Art. 47. A assunção a cargo de Ministro de Estado, de Governador de Território e de Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital, ou de chefe de missão diplomática temporária, implica renúncia ao cargo que o Senador exerça na Mesa.

    E- Atribuições do Presidente: Art. 48-XXVII - assinar os autógrafos dos projetos e emendas a serem remetidos à Câmara dos Deputados, e dos projetos destinados à sanção.

  • Gabarito: E.

    Item A: errado. A parte inicial está ok, tendo em vista que é competência sim do Presidente convocar e presidir as sessões conjuntas. Porém para resolver o item é necessário conhecer o início do Regimento Comum do Congresso Nacional, que versa sobre as sessões conjuntas. As sessões do Congresso são realizadas, em regra, no plenário da Câmara dos Deputados. E motivo é simples: espaço físico, pois o plenário da CD é maior. Lembre que, a princípio, em uma sessão conjunta nós temos 81 Senadores e também 513 Deputados Federais.

    Art. 48. Ao Presidente compete:

    III - convocar e presidir as sessões do Senado e as sessões conjuntas do Congresso Nacional;

    RCCN, art. 3º As sessões realizar-se-ão no Plenário da Câmara dos Deputados, salvo escolha prévia de outro local devidamente anunciado.

    Item B: errado. No texto regimental o Primeiro Vice-Presidente (o item apenas citou "Vice-Presidente", sem especificar que é o Primeiro) possui duas competências. A questão menciona que ele tem "única e exclusivamente" uma delas. Está errada por isso. (minha opinião: item horrível, mal elaborado; mas fazer o quê?)

    Art. 52. Ao Primeiro Vice-Presidente compete:

    I - substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos;

    II - exercer as atribuições estabelecidas no art. 66, § 7º, da Constituição, quando não as tenha exercido o Presidente.

    Item C: errado. O Presidente, em uma votação secreta, vota normalmente. Nas votações ostensivas ele vai votar se houver empate.

    Art. 51. O Presidente terá apenas voto de desempate nas votações ostensivas, contando-se, porém, a sua presença para efeito de quorum e podendo, em escrutínio secreto, votar como qualquer Senador.

    Item D: errado. Se um Senador é da Mesa e vira Ministro de Estado, significa que ele renunciou ao cargo que detinha no colegiado.

    Art. 47. A assunção a cargo de Ministro de Estado, de Governador de Território e de Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital, ou de chefe de missão diplomática temporária, implica renúncia ao cargo que o Senador exerça na Mesa.

    Item E: certo. Os autógrafos são assinados pelo Presidente da Casa.

    Art. 48. Ao Presidente compete:

    XXVII - assinar os autógrafos dos projetos e emendas a serem remetidos à Câmara dos Deputados, e dos projetos destinados à sanção;

  • Regimento Interno do Senado Federal

    Art. 51. O Presidente terá apenas voto de desempate nas votações ostensivas, contando-se, porém, a sua presença para efeito de quorum e podendo, em escrutínio secreto, votar como qualquer Senador