SóProvas


ID
4887001
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as aproximações e distanciamentos entre as práticas em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico, efetivado de forma dinâmica e com objetivo de produzir fontes de informação sobre os fenômenos psicológicos, subsidiando intervenções psicoterápicas em diferentes contextos.
( ) Na Testagem Psicológica, necessária nos processos de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, o profissional Psicólogo deve escolher os testes de acordo com sua avaliação e recomendação pelo CFP e SATEPSI.
( ) A Avaliação Psicológica requer: levantamento de objetivos, coleta de informações, integração das informações, desenvolvimento de hipóteses e indicação de respostas às situações apresentadas.
( ) Nos Processos de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, os resultados obtidos por meio dos instrumentos selecionados pela consulta ao SATEPSI permitem a construção de hipóteses e referências de intervenção para qualquer contexto.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro da assertiva I? No meu ponto de vista, ela está correta. Vejamos:

    "1. O que é avaliação psicológica?

    A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina."

    Fonte: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf

  • Olá Kunoichi, boa tarde! No caso da avaliação psicológica ela não  "subsidia intervenções psicoterápicas em diferentes contextos" porque ela ela tem propósitos mais amplos que os meramente clínicos. Por isso, a primeira assertiva está muito mais relacionada ao psicodiagnóstico.