SóProvas


ID
4895164
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      “Há, portanto, uma arte de escrever – que é a redação. Não é uma prerrogativa dos literatos, senão uma atividade social indispensável, para a qual falta, não obstante, muitas vezes, uma preparação preliminar.
        A arte de falar, necessária à exposição oral, é mais fácil na medida em que se beneficia da prática da fala cotidiana, de cujos elementos parte em princípio.
        O que há de comum, antes de tudo, entre a exposição oral e a escrita é a necessidade da boa composição, isto é, uma distribuição metódica e compreensível de ideias.
         Impõe-se igualmente a visualização de um objetivo definido. Ninguém é capaz de escrever bem, se não sabe bem o que vai escrever.
        Justamente por causa disso, as condições para a redação no exercício da vida profissional ou no intercâmbio amplo, dentro da sociedade, são muito diversas das da redação escolar. A convicção do que vamos dizer, a importância que há em dizê-lo, o domínio de um assunto da nossa especialidade tiram à redação o caráter negativo de mero exercício formal, como tem na escola.
        Qualquer um de nós senhor de um assunto é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o esforço e a prática vencem.
      Por outro lado, a arte de escrever, na medida em que consubstancia a nossa capacidade de expressão do pensar e do sentir, tem de firmar raízes na nossa própria personalidade e decorre, em grande parte, de um trabalho nosso para desenvolver a personalidade por este ângulo. […]
       A arte de escrever precisa assentar numa atividade preliminar já radicada, que parte do ensino escolar e de um hábito de leitura inteligentemente conduzido; depende muito, portanto, de nós mesmos, de uma disciplina mental adquirida pela autocrítica e pela observação cuidadosa do que outros, com bom resultado, escreveram.”


JOAQUIM MATTOSO CÂMARA JR. Manual de expressão oral & escrita.
7a. Edição, Vozes, Petrópolis, 1983

Em: “a arte de escrever precisa ASSENTAR” a palavra ASSENTAR é grafada com o dígrafo “SS”. Assinale a alternativa em que as palavras também são grafadas com esse dígrafo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ASSIDUIDADE E GROSSERIA.

    DÍGRAFO: Agrupamento de duas letras com apenas um fonema. E podem ser CONSONANTAIS ou VOCÁLICOS.

    CONSONANTAL: RR, SS, SC, SÇ, XC, XS, LH, NH, CH, QU, GU.

    QU e GUSó serão dígrafos se estiverem seguidos de ou I.

    VOCÁLICO: É o encontro de uma vogal com M ou N na mesma sílaba: AM, AN, EM EN, IM, IN, OM, ON, UM, UN.

    A função do N é indicar a vogal nasal. Não representam outro som.

    FONTE: MEUS RESUMOS.

  • Assiduidade: qualidade, caráter ou condição do que é assíduo.

    Grosseria: caráter, atributo do que é grosseiro ('mal-educado', 'incivil').

    Conciso: reduzido ao essencial; em poucas palavras (diz-se de escritos, ideias, discurso etc.); preciso, sucinto, resumido.

    Conceder: tornar disponível; pôr à disposição de.

    Condição: natureza ou qualidade de coisa ou pessoa; índole.

    Amigaço. AMIGÃO.

    Complacente: desejoso de agradar, de demonstrar cortesia, de servir.

    Conceito: faculdade intelectiva e cognoscitiva do ser humano; mente, espírito, pensamento.

  • A questão é de fonologia e quer que marquemos a alternativa em que as palavras também são grafadas com o dígrafo SS. Vejamos:

     .

    Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema. Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "xávi", ocorre o dígrafo "ch". Dígrafos consonantais: (dígrafos que representam consoantes) lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs. Dígrafos vocálicos: (dígrafos que representam vogais nasais) am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.

     .

    A) A___iduidade, gro___eria.

    Certo. O certo é aSSiduidade e groSSeria, ambas grafadas com o dígrafo consonantal "ss".

     .

    B) Con___iso, con___eder.

    Errado. O certo é conCiso e conCeder.

     .

    C) Condi__ão, amiga___o.

    Errado. O certo é condiÇão e amigaÇo.

     .

    D) Compla___ente, con___eito.

    Errado. O certo é complaCente e conCeito.

     .

    Gabarito: Letra A