SóProvas


ID
4896322
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Santa Fé do Sul - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia:


“No passado, a escola pública era excelente. Minha família era pobre, mas mesmo assim eu tive uma Educação muito boa. Hoje, é um desastre!” Essas frases são de uma diretora de escola de São Paulo, na faixa dos 60 anos, alguns meses atrás, depois de um debate do qual participamos.


O termo destacado classifica-se, sintaticamente, como

Alternativas
Comentários
  • “No passado, a escola pública era excelente. Minha família era pobre, mas mesmo assim eu tive uma Educação muito boa. Hoje, é um desastre!” Essas frases são de uma diretora de escola de São Paulo, na faixa dos 60 anos, alguns meses atrás, depois de um debate do qual participamos.

    → Verbo de ligação ser indicando mudança de estado indica característica do sujeito que está no predicado, refere-se à escola, trata-se de predicativo do sujeito.

    GABARITO. B

  • GAB: B

    Sujeito: Escola Pública.

    Verbo de ligação: é.

    Predicativo do sujeito: um desastre.

    Adjunto adverbial de tempo: hoje.

    >O predicativo está estabelecendo uma característica ao sujeito.

    >O verbo de ligação, como do próprio nome é subentendido, é somente para ligar o sujeito à sua característica.

  • A fim de que o candidato situe-se em seus estudos, é importante informar que a questão trata dos assuntos termos integrantes da oração que são ( complementos verbais e nominais, agente da passiva e predicativo) e termos acessórios que são: adjuntos adnominal e adverbial, vocativo e aposto. Analisaremos a oração abaixo e informaremos qual a função sintática do termo em destaque. Vejamos:

    “No passado, a escola pública era excelente. Minha família era pobre, mas mesmo assim eu tive uma Educação muito boa. Hoje, é um desastre!”"

    Notem que o termo em destaque está atribuindo uma característica ao sujeito "escola pública", e de que maneira isso ocorre? Por meio de um verbo de ligação. Essa característica é de suma importância para o entendimento da oração, não podendo ser retirada.

    Após essa análise, iremos analisar cada alternativa. Analisemos:

    a) adjunto adnominal.

    Incorreta. O adjunto adnominal é termo acessório, podendo ser retirado. Serve para determinar ou caracterizar substantivo.

    Ex: João pequeno saiu.

    b) predicativo do sujeito.

    Correta. Predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito, de modo não pode ser retirado, pois prejudica o entendimento e geralmente é ligado por meio de verbo de ligação. Desse modo, podemos afirmar que o termo "um desastre" é predicativo do sujeito "escola pública".

    c) objeto direto.

    Incorreta. Objeto direto completa o sentido de um verbo transitivo direto (sem preposição).

    João comeu o bolo

    d) predicativo do objeto.

    Incorreta. A diferença do predicativo do objeto para o predicativo do sujeito é que aquele que caracteriza o objeto e esse o sujeito.

    Ex: Deixei-a preocupadíssima.

    GABARITO B