-
Por que não pode ser predicativo do sujeito? :(
-
Predicativo do sujeito estaria dando uma característica ao sujeito e no caso está dando característica ao verbo, além do que a maioria dos predicativos do sujeito possuiem verbos de ligações
Mas eu fui no adjunto adverbial
-
Pelo contexto, é um adjunto adverbial de modo.
-
ATENÇÃO!
Gabarito errado, "irritadíssima" funciona como PREDICATIVO DO SUJEITO, acompanhe:
“Irritadíssima, largou o namorado no meio da rua e saiu em disparada.”
Vamos remover os termos desnecessários para "enxugar" a estrutura:
“Irritadíssima, largou o namorado e saiu em disparada.”, ok, perceba que os verbos LARGAR e SAIR têm o mesmo sujeito, qual seja, ELA , daí vc me perguntará: como vc sabe que o sujeito é ELA e não ELE? Preconceito? E se for um casal não convencional? kkk não, eu sei justamente por causa da concordância nominal com IRRITADÍSSIMA, ou seja, ELA, IRRITADÍSSIMA, LARGOU (...) = ELA ESTAVA IRRITADÍSSIMA E LARGOU (...), esse IRRITASSÍMA é predicativo do sujeito ELA, que é sujeito de ambos os verbos.
___________
Se, ainda assim, vc ainda não acreditar em mim, pense mais isto: a questão afirma que IRRITADÍSSIMA (feminino) é PREDICATIVO DO OBJETO, certo? E qual é o ÚNICO objeto que temos na estrutura ? Exatamente, NAMORADO em "Largou O NAMORADO", ora, se IRRITADÍSSIMA é predicativo do objeto NAMORADO, então temos um NAMORADO IRRITADÍSSIMA? kkkkk o idioma ainda não passou por reformas LGBT, graças! Portanto, é óbvio que é impossível IRRITADÍSSIMA ser predicativo do objeto, uma vez que não há respeito à concordância nominal.
-
Giselly Oliveira
vou tentar te explicar pq não pode ser predicativo do sujeito.
“Irritadíssima, largou o namorado no meio da rua e saiu em disparada.¨
o predicativo do sujeito atribui característica, estado ou qualidade ao sujeito, e nessa frase não temos o sujeito ''namorada'' aparente.
o predicativo do objeto atribui característica a um obj. direto ou obj. indireto, que no caso, concluímos que é IRRITADÍSSIMA . EX.: “Irritadíssima(quem?resp.: a namorada=obj. direto), largou o namorado no meio da rua e saiu em disparada.”
acho que é essa linha de raciocínio, caso não, estou aberta a críticas/correções.
-
A fim de que o candidato situe-se em seus estudos, é importante informar que a questão trata dos assuntos termos integrantes da oração que são ( complementos verbais e nominais, agente da passiva e predicativo) e termos acessórios que são: adjuntos adnominal e adverbial, vocativo e aposto. Analisaremos a oração abaixo e informaremos qual a função sintática do termo em destaque. Vejamos:
Irritadíssima, largou o namorado no meio da rua e saiu em disparada.”,
Quem está irritadíssima? Ela. Quem é ela? A pessoa que largou o namorado, ou seja, o sujeito da oração. Dito isso, iremos analisar cada alternativa.
a) predicativo do objeto.
Correta. De acordo com a banca, foi o gabarito. Contudo não há possibilidade alguma dessa afirmação está correta. Vejam que o adjetivo irritadíssima está no feminino. Assim, de forma alguma poderia concordar com o objeto que é " o namorado".
Para ser predicativo do objeto, deveria estar desta forma: Irritadíssima, largou-a o namorado no meio da rua...
Assim estaria concordando com o pronome oblíquo "a", que teria a função de objeto direto.
b) aposto.
Incorreta. O aposto tem a função de especificar ou explicar. Contudo pode ser retirado da oração, pois tem caráter acessório.
Ex: Ronaldo gaúcho, jogador de futebol, fez um belo gol.
c) adjunto adverbial.
Incorreta. O adjunto adverbial tem função de circunstanciar um verbo, adjetivo ou advérbio e não se liga a um substantivo. Por isso o gabarito não pode ser este.
Ex: Hoje, sai cansado.
d) predicativo do sujeito.
Incorreta. Esse era para ter sido o gabarito, pois ELA está irritadíssima.
Irritadíssima, (ela) largou o namorado... Como explicado na introdução acima, a palavra "irritadíssima" está diretamente ligada ao sujeito e não ao objeto.
GABARITO DA BANCA: A
GABARITO DO MONITOR: D por entender ser a alternativa correta.
-
Penso eu também que a alternativa correta é a letra D. O sujeito da frase é "ELA" quem estava irritadíssima? - ELA! Irritadíssima está qualificando o sujeito (predicativo do sujeito). E ponto final. Tbém concordo com o cometário do colega Diogo Cordeiro, por suas próprias razões.
-
Quem está irritada?
Ela (sujeito oculto).
Gabarito errado. Segue o baile.
-
predicativo do sujeito não consigo ver de modo algum. a frase me parece a seguinte: ela, irritadissima, largou o namorado no meio da rua. para mim é um adjunto adverbial especificando o modo em que a ação foi executada.