-
"Suas brigas com sua esposa"
APOSTO que é com sua esposa. Fazendo essa colocação da palavra apostar, logo teremos a ideia de que é aposto.
-
aposto. Assim, podemos defini-lo como sendo: ⇒ O termo de caráter nominal que se junta a um substantivo, a um pronome, ou a termos equivalentes a esses, para ampliar, resumir, explicar ou desenvolver seu significado.
Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
-
Gabarito: B....Aposto: sua função é explicar, esclarecer, enumerar e resumir, em regra, um termo que veio anteriormente. Há 4 tipos de aposto: explicativo, enumerativo, resumidor e especificador. Pode vir separado dos demais termos da oração por dois pontos (mais comum), vírgula ou travessão.
-
Assertiva B
Algo o incomodava frequentemente: suas brigas com a esposa.” aposto.
-
A questão é sobre sintaxe e quer saber a classificação do termo destacado em “Algo o incomodava frequentemente: suas brigas com a esposa. Vejamos:
.
A) objeto direto.
Errado.
Objeto direto: se liga diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).
Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)
.
B) aposto.
Certo. "Suas brigas com a esposa" é um aposto explicativo.
Aposto é um termo de caráter nominal que se junta a um substantivo ou a um pronome a título de explicação ou de apreciação. Vem isolado na frase, podendo vir separado por vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.
.
C) vocativo.
Errado.
Vocativo é um termo de entoação exclamativa que vem sempre isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação”.
Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!
.
D) complemento nominal.
Errado.
Complemento Nominal: é o termo que completa o sentido de um nome (advérbio, substantivo ou adjetivo), ligando-se a eles por meio de preposição.
Ex.: A leitura do livro foi rápida. (“leitura” é substantivo. “do livro” é complemento nominal”)
A comida do restaurante estava cheia de mofo. (“cheia” é adjetivo. “de mofo” é complemento nominal)
Eles agiram favoravelmente ao povo. (“favoravelmente” é advérbio. “ao povo” é complemento nominal)
.
Gabarito: Letra B
-
Me corrijam se eu estiver errado.
Mas não pode ser a alternativa A), pois o "o" faz papel de sujeito e o "algo" de objeto direto, portanto se conclui que pode ser aposto, pois se tirarmos da frase, a mesma ainda mantém seu sentido.
-
dois pontos: citar, enumerar e explicar
-
→ Aposto explicativo: explica o termo anterior. Vem sempre isolado por vírgulas.
Ex: Fulano, concurseiro muito dedicado, passou no último concurso que ele fez.