SóProvas


ID
4897564
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara de Manfrinópolis - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda


    Finalmente, meu caminho dependeria do meu esforço e dedicação, de decisões minhas e não de terceiros, e eu me sentia suficientemente capaz de solucionar todos os problemas que surgissem, de encontrar saídas para os apuros em que porventura me metesse.

    Se estava com medo? Mais que a espuma das ondas, estava branco, completamente branco de medo. Mas, ao me encontrar afinal só, só e independente, senti uma súbita calma. Era preciso começar a trabalhar rápido, deixar a África para trás, e era exatamente o que eu estava fazendo. Era preciso vencer o medo; e o grande medo, meu maior medo na viagem, eu venci ali, naquele mesmo instante, em meio à desordem dos elementos e à bagunça daquela situação. Era o medo de nunca partir. Sem dúvida, este foi o maior risco que corri: não partir.

(KLINK, Amyr. Cem dias entre céu e mar. São Paulo: Companhia de Bolso, 2014.)

“Era preciso começar a trabalhar rápido, deixar a África para trás, e era exatamente o que eu estava fazendo”. No trecho destacado, as vírgulas são empregadas para:

Alternativas
Comentários
  • Alô guerreiros

    Caso da virgula + conectivo (E), semrpre será possível quando tivemos oração coodernada com dois sujeitos diferentes logo será possivel usar

    #ESTUDAGUERREIRO

    #FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !

  • GABARITO C

    Era preciso começar a trabalhar rápido, deixar a África para trás, e era exatamente o que eu estava fazendo”

    Um dos usos de vírgulas é para separar orações coordenadas assindéticas.

    EX: . – Levantava-me de manhã, entrava no chuveiro, organizava as ideias na cabeça.

    Bons estudos!

  • Orações assindéticas As orações coordenadas assindéticas são caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas através de nenhum conectivo. Exemplos: Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos. GAB (C) ✓