-
Gab: Errado.
A atividade de Inteligência Policial e a Investigação Policial lidam, invariavelmente, com os mesmos objetos: crime, criminosos, criminalidade e questões conexas. Entretanto, um dos aspectos diferenciadores e relevantes é que, enquanto a Investigação Policial está orientada pelo modelo de persecução penal previsto e regulamentado na norma processual própria objetivando a produção de provas (autoria e materialidade delitiva), a Inteligência Policial está orientada para a produção de conhecimentos com intuito de subsidiar a tomada de decisões nos níveis político, estratégico, tático e operacional. Ou seja, apenas, excepcionalmente, no nível operacional, é que atua com o objetivo de subsidiar à produção de provas em apoio às investigações policiais presididas pelas demais Unidades de Polícia Judiciária.
Não achei nada mais concreto, mas creio que o erro está na parte que fala em decisão futura, quando na verdade seria um planejamento pretérito à ação policial.
Manda mensagem se acharem algo mais específico.
Abs
-
Quando assessora investigação policial, a inteligência está atuando em nível estratégico, pois visa contribuir para uma futura decisão. ERRADO ->>>> atua no suporte e auxílio às investigações policiais, dentro do nível operacional.
A Inteligência é a soma de ações que tem por objetivo subsidiar um processo decisório por parte de uma Autoridade a quem legalmente se atribui poder para tal. Um instrumento de apoio e assessoria nos níveis táticos e estratégicos da organização policial, onde se trabalhará as informações que dizem respeito ao “alvo” a fim de que a organização tenha a percepção adequada das realidades com as quais lidará nestes níveis de relação ambiental. Além disso, a atividade em questão atua no suporte e auxílio às investigações policiais, dentro do nível operacional.
O papel da inteligência policial é o de visualizar cenários de crimes, utilizando-se de ferramentas de inteligência tecnológica e humana, para estar um passo à frente das ações criminosas, portanto, pode participar de prisão dando cobertura.
art. 1º, § 2º da Lei nº. 9.883/1999 - definição de atividade de inteligência.
"§ 2o Para os efeitos de aplicação desta Lei, entende-se como inteligência a atividade que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos dentro e fora do território nacional sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado."
À Investigação Policial, por sua vez, cabe a produção de provas com intuito de fornecer autoria e materialidade durante a persecução penal. O seu objetivo é instrumentar a persecução penal, ou seja, é a atividade mais importante no nível operacional da organização policial de investigação. Esta modalidade de investigação criminal também se opera dentro de uma lógica voltada para compreender uma realidade, porém, o objetivo de sua abordagem é específico a esclarecer um evento criminoso e coletar provas, que são elementos verificáveis, responsáveis em apontar a materialidade e autoria de um crime.
https://jus.com.br/artigos/70582/o-uso-da-inteligencia-policial-na-producao-de-provas-durante-o-inquerito-policial
http://www.mt.gov.br/-/5609160-inteligencia-da-policia-civil-atua-na-identificacao-de-mais-de-200-liderancas-criminosas
-
Erro de português
"pois visa contribuir para uma futura"
Abraços
-
Sinceramente eu gostaria de entender qual a ideia do curso de formação para nós aqui, tratando de criminologia, além disso, uma questão que trata exclusivamente da técnica de estratégia policial?!
Pelo amor de Deus né QC, vamos pelo menos filtrar de maneira sucinta as questões.
Salmo 127: Se o Senhor não Edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
-
Aí eu filtro pra estudar Criminologia e de novo aparece essa b0st@ de prova de Curso de Formação toda desconexa com os filtros.
-
QC alguém deve está com mais dificuldades de filtrar decentemente. Questões de técnicas policiais no filtro de criminologia????? Santa da minha paciência viu
-
No enunciado da questão, está claro que a Inteligência está assessorando uma investigação policial, desta feita, ela subsidiará operacionalmente nessa questão, e não no âmbito estratégico e tomada de decisões.
-
Quando assessora investigação policial, a inteligência está atuando em nível estratégico, pois visa contribuir para uma futura decisão. CERTO.
3) Existe diferença entre INTELIGÊNCIA POLICIAL e INVESTIGAÇÃO POLICIAL ?
- Sim, existe. A atividade de Inteligência Policial e a Investigação Policial lidam, invariavelmente, com os mesmos objetos: crime, criminosos, criminalidade e questões conexas. Entretanto, um dos aspectos diferenciadores e relevantes é que, enquanto a Investigação Policial está orientada pelo modelo de persecução penal previsto e regulamentado na norma processual própria objetivando a produção de provas (autoria e materialidade delitiva), a Inteligência Policial está orientada para a produção de conhecimentos com intuito de subsidiar a tomada de decisões nos níveis político, estratégico, tático e operacional. Ou seja, apenas, excepcionalmente, no nível operacional, é que atua com o objetivo de subsidiar à produção de provas em apoio às investigações policiais presididas pelas demais Unidades de Polícia Judiciária.
Fonte: http://www.aipc.policiacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17