-
É certo que o perito criminal tem relevante papel nessa investigação, pois cabe a ele analisar e catalogar tudo que foi produzido no local, assim como determinar a área geográfica exata da ocorrência e o valor que cada vestígio têm para a persecução penal, realizando tal trabalho, a priori, com a provisão da polícia ostensiva.
A fidedigna preservação do local de crime é fator essencial para salvaguardar um exame pericial intacto e idôneo, sem a interferência de terceiros que não participaram do crime. É dever da autoridade policial, que é a primeira autoridade a chegar ao local de crime, proceder os métodos específicos para isolar e limitar onde ocorreu o fato delituoso, utilizando-se dos objetos próprios para isso. O evento de uma infração penal desencadeia para o Estado o dever de apuração dos fatos através de uma investigação pelas autoridades competentes, que são os responsáveis por estabelecer a autoria do crime e a verdade material.
Fonte: LAIANY ALVES PEREIRA - Conteúdo Jurídico
-
GABARITO: CERTO.
-
Alternativa ponderada e genérica é alternativa correta
Abraços
-
Certo
Evidência - o que já foi recolhido, relacionado com o crime e filtrado para análise.
-
indício: Art. 239. Considera-se indício a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.
vestígios: tudo o qie se encontra no local de crime
evidência: vestígio analisado pelo perito que se mostra diretamente relacionado com o delito investigado.
-
Não seria mais apropriado a questão ter dito: levantamento de vestígios do que evidência?
-
Questão fala em local do crime, no meu entendimento, seria vestígios e não evidência.
-
Vestígio: todo objeto OU material bruto, visível OU latente, constatado (não recolhido) OU recolhido, que se relaciona à infração penal. O perito sempre vai se ater a TODOS os vestígios. Tais vestígios podes ser:
1) Verdadeiro: deixado durante o crime;
2) Forjado: colocado de propósito para prejudicar/fraudar a investigação;
3) Ilusório: não foi deixado, nem colocado; já estava na cena em momento anterior e não influi.
A regra é a perícia obrigatória, quando houver vestígios.
Evidência: “qualidade daquilo que é evidente, que é incontestável, que todos vêem ou podem ver e verificar, certeza manifesta. Representa o vestígio que, após analisado pelos peritos, se mostram diretamente relacionado com o delito investigado. Por decorrerem dos vestígios, são elementos exclusivamente materiais e, por conseguinte, de natureza puramente objetiva.
-
Acho que poderia ou não estabelecer a dinâmica do crime, mas quem sou eu pra discordar da grande CESPE...
-
"Acerca dos objetivos da investigação pericial...": o levantamento de evidências que contribuam com a elucidação do crime.
O objeto da investigação pericial em locais de crime: reconhecimento e identificação de vestígios,...
Acredito que esse foi o entendimento do CESPE...
-
Acerca dos objetivos da investigação pericial em locais de crime contra a vida, julgue o próximo item.
O levantamento de evidências que contribuam com a investigação possibilita o estabelecimento da dinâmica dos acontecimentos. (CERTO)
1. OBJETIVOS da investigação pericial:
- Estudo dos vestígios materiais dos locais de crimes, EXTRÍNSECOS à pessoa, para à elucidação das infrações bem como para à identificação dos autores respectivos, por meio do exame de corpo de delito.
- Elaborar a prova técnica, através da indiciologia material.
- Verificar os meios e os modos como foi praticado um delito, visando fornecer a dinâmica do fenômeno;
2. OBJETO da investigação pericial:
- VESTÍGIOS: Todo objeto ou material bruto, visível ou latente, constatado ou recolhido, que se relaciona à infração penal.
- EVIDENCIAS: São vestígio que após analisado pelos peritos, se mostram diretamente relacionado ao caso,
- INDÍCIOS: São evidencias conhecidas e provadas, que tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras evidencias.
-
Quem pensou ser vestígio no lugar de evidência acerto.
-
cabe recurso ao meu ver. o enunciado falou em local de crime, logo seriam feitos levantamentos de vestígios, depois de analisados que poderiam ser constatados como evidência !
-
Vestígios não seria o termo correto?
-
Lembrando que evidência é o vestígio, que após analisado pelos peritos, comprovam que determinado vestígio tem relação com o crime.