SóProvas


ID
4906405
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa de construção foi feito o levantamento do número total de empregados que tiveram acidente do trabalho com lesão na cabeça no período de 10 anos. Comparou-se a ocorrência em trabalhadores com capacete, com trabalhadores sem capacete. Para qualificar o N amostral, fez-se um cluster (aglomerado) com várias empresas da mesma atividade econômica. Foi também usado para comparação, os casos de acidente com lesões na cabeça de trabalhadores que usam obrigatoriamente capacete (motoboys).


Pela análise do desenho da pesquisa é correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sendo um longo período, oque pode confundir com coorte, acredito que o X da questão está no início, onde nós temos que os trabalhadores já sofreram o desfecho (lesão na cabeça), e estamos partindo em uma análise retrospectiva.

    Acredito que se o enunciado trouxesse que foi analisado os dados de 10 anos sobre o grupo de trabalhadores que utilizavam capacete em comparação com os que não usavam, afim de avaliar o desfecho (lesão na cabeça), aí sim teríamos uma coorte.

    Correto?

  • O delineamento do estudo é retrospectivo (EFEITO-CAUSA/LESÃO NA CABEÇA-USO DE CAPACETE) o que por si só é um estudo de caso-controle.

    Não poderia ser um estudo de coorte, pois esses são prospectivos e avaliam a CAUSA-EFEITO

    Não poderia ser um estudo de caso, pois não é um estudo experimental, e sim observacional.

    A comparação com motoboys por mais que pareça um viés de seleção visto que são profissionais expostos a fatores de risco diferentes, ainda sim visa avaliar algo em comum as duas classes (LESÃO NA CABEÇA-USO DE CAPACETE)