Questão sem gabarito
A) Isso não é nada, especialmente quando considera-se as proibições feitas pelo TRE. / Isso não é nada, especialmente quando se considera as proibições feitas pelo TRE. (Correção Matheus Oliveira)
B) as ruas / às ruas?
C) O verbo deve concordar com o sujeito, ou seja, a penalidade era, e não ERAM, como foi colocado.
D) cujo o edital - cujo edital
E) No dia 20 último foi ótimo, rsrs. Assertiva totalmente fora de ordem, alterando sobremaneira o seu sentido e compreensão.
Gabarito: cabeça do examinador.
Pessoal! Atenção!!!! A questão está correta!!! Nem sempre o verbo irá concordar com o sujeito!!! Se você estudar concordância verbal, verá que existem diversas exceções a essa regra que tanto ouvimos "o verbo sempre concorda com o sujeito".
Letra C está correta!
Sobre a concordância do verbo SER: Quando o sujeito for nome de coisa ou um dos pronomes tudo, nada, isso, isto, aquilo e estiver seguido por um predicativo no plural: o verbo ser concorda com o sujeito ou com o predicativo. Exemplos:
A casa era/eram ruínas > exemplo com coisa + predicativo no plural
Isto é/são alegrias > exemplo com pronome + predicativo no plural
Na questão: "a penalidade (COISA) eram somente multas (PREDICATIVO NO PLURAL). Além da frase estar correta, seria aceito o verbo no singular.
Assim, vou falar mais sobre a conjugação do verbo SER:
Quando aparecer pessoa, o verbo irá sempre concordar com a pessoa. No entanto, aparecendo pronome pessoal do caso reto, a concordância se fará com esse pronome. Exemplos:
Maria era as alegrias da casa > Maria (pessoa)
Meu orgulho são os meus filhos > filhos (pessoa)
Ela era os meus sonhos > pronome pessoal do caso reto
O médico aqui sou eu > médico (pessoa) , mas como há pronome pessoal do caso reto, o verbo concorda, obrigatoriamente, com o pronome.
Os representantes somos nós > pronome pessoal do caso reto
Fonte: Gramática comentada - Adriana Figueiredo