SóProvas


ID
490726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à
grafia das palavras e à pontuação.

Se você não pode mudar as atitudes, nem os comportamentos de outras pessoas; assuma: que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance, e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

Alternativas
Comentários
  • Galera, entendo que a questão é errada pois a utilização do (;) é indevida. A frase é contínua, sendo correto a pausa por vírgula.
    Alguém poderia esclarecer?
  • Bem, acredito que o uso do ponto e vírgula seja um recurso do autor para realçar o termo posterior, assuma, causando o impacto textual para a utilização do dois pontos, no qual a ênfase é proporcionada ao desfecho do texto. Acredito que a frase esteja errada pois a contração da preposição "por" e do artigo definido "o" seria "pelo". Ocasionando o erro gramatical.

    Espero ter ajudado.
  • Não querendo desmerecer os colegas acima, mas a minha tese para o erro da questão é que em "... assuma: que você é responsável apenas ..." o verbo assumir está separado do sujeito (você) por causa dos dois pontos.
  • Acho que temos erro em : "...apenas por o que está...".
    Não se usa artigo antes do pronome relativo, mas nesta frase o “o” tem valor de “aquilo” (pare de se culpar por aquilo que aconteceu) e é, portanto, um pronome demonstrativo. Mesmo assim, acho que o correto é usar a contração "pelo", tanto que não dizemos “por o que aconteceu”, mas “pelo que aconteceu”.  O que vocês acham? 
  • Entre a oração principal e a oração subordinada substantiva não se usa pontuação. 
    ´assuma: que você’.
  • Pessoal, a frase com pontuação correta ficaria assim:

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas; assuma que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

    Explicando os erros: Se você não pode mudar as atitudes, nem os comportamentos de outras pessoas; assuma: que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance, e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

    O uso da primeira vírgula é indevido, pois há dois termos coordenados sindéticos (as atitudes - os comportamentos) ligados pela conjunção aditiva nem. Assim, não há necessidade da vírgula.

    Em relação aos dois pontos, o uso também é indevido, porque a oração que você é responsável ...  é uma substantiva objetiva direta, funcionado como objeto direto da oração principal assuma e a única oração substativa que aceita uso de dois pontos é a apositiva.

    Quanto à segunda vírgula, podemos usar os mesmos argumentos já expostos na explicação do uso indevido da primeira vírgula.

    Por fim, o ponto e vírgula está separando a oração subordinada adverbial condicional Se você não pode ... da principal assuma que ...  Nesse caso, tabmém se poderia usar uma virgula, mas o uso do ponto e vírgula não deixa a frase errada, pois ha a ideia de ressaltar, como ja foi colocado em um comentário acima.
  • Frase reescrita

    Assuma que você é responsável apenas pelo que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo, se (caso) você não pode (possa) mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas.

    A luta continua

  • Não se separa verbo do complemento: "...assuma que você é responsável...".
    Dica: assuma (isso). Quem assume, assume algo.
  • separou o verbo do complemento

  • separou o verbo do complemento

  • Se você não pode mudar as atitudes (,) nem os comportamentos de outras pessoas(;) assuma (...)   [ERRADO]

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas (,) assuma (...)  [CERTO]

     

    Acredito que o erro seja esse!

  • Acredito que o correto seria assim:

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas, assuma que você é responsável apenas pelo que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

  • Se houver conector coordenado no inicio da 2º oração , haverá APENAS 1 VIRGULA antes dele.

    O Brasil é um país rico, no entanto, o povo passa fome.

  • Não consegui terminar a frase, parei em *responsável apenas por o que está ao seu alcance*