SóProvas


ID
4911211
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Jaguapitã - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Naquilo que se refere às políticas sobre drogas, em 2019 foi lançado pelo Conselho Federal de Psicologia a Cartilha de Referências Técnicas para atuação do Psicólogo em Políticas Públicas de Álcool e outras Drogas. Com relação à atenção psicossocial, redução de danos e protagonismo dos usuários é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra A. Em redução de danos temos sempre o protagonismo do usuário e o respeito sem julgamento moral as escolhas dos mesmos.

  • A - A estratégia da redução de danos, afirma a autonomia, o diálogo e os direitos das pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, sem recorrer a julgamentos morais ou práticas criminalizadoras e punitivas. No contato dos agentes redutores de danos com os usuários de drogas é construído um espaço de corresponsabilização e vínculo. CORRETA.

    B -  É aceitável que a abstinência seja, ao mesmo tempo, a pré-condição e a meta a ser atingida pelos usuários de drogas para que seus direitos sejam garantidos. A interrupção do uso de substâncias psicoativas é, em muitas situações, um passo não só necessário como desejável para diminuir os agravos à saúde. ERRADA!

    A prática da abstinência não é uma pré-condição dentro da Política de Redução de Danos (PRD). O usuário é quem definirá, de forma autônoma e não induzida, a diminuição do uso das substâncias a qual consome, tendo em vista que o objetivo da PRD não é apenas a diminuição do consumo, mas também reduzir os riscos de dano à saúde do sujeito pelo contato com as drogas, como é o caso das DSTS, Hepatite, Aids, etc.

    C - A interrupção do uso é uma decisão clínica e precisa ser feita de modo referenciado, pois é uma prescrição geral que serve para todos os casos. Assim, as estratégias de redução de danos excluem a abstinência como uma direção clínica que precisa ser negociada com a pessoa que faz uso de determinada substância lícita (álcool, tabaco) ou ilícita (maconha, cocaína, crack, ecstasy etc.). ERRADA!

    Não é uma ação que funcione para todos os casos, visto que nem todos os usuários estão dispostos a lançar mão da redução drástica de seu consumo. Sem falar que a PRD não extingue a possibilidade da abstinência, mas não a tem como foco. Apenas será realizada de forma autônoma pelo usuário.

    D - Cabe aos profissionais da Psicologia, envolvidos na equipe profissional, uma forma de julgamento ou censura moral aos comportamentos dos indivíduos, seja com relação ao uso de substâncias psicoativas ilícitas ou a condutas antagônicas à moral e costumes tidos como aceitáveis. O papel dos profissionais é exatamente o de acessar um segmento que muitas vezes está à margem da rede de saúde e social por temer o estigma e a rejeição. A aceitação de cada um destes usuários como sujeitos e o respeito ao lugar que ocupam socialmente confere às abordagens de redução de danos a possibilidade de construção de um vínculo de confiança, base sobre a qual se desenvolverá o trabalho. ERRADA!

    Assertiva totalmente equívoca! Não é papel da equipe, em nenhuma esfera, praticar intervenções morais com os usuários do serviço.