SóProvas


ID
4914013
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fluxograma, Diagrama de Ishikawa e Diagrama de Pareto são ferramentas para a gestão da qualidade. Cada uma delas corresponde, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Fluxograma = Representação gráfica de um processo, mostra a dinâmica de funcionamento da organização.

    Diagrama de IShikawa/Espinha de peixe = Ferramenta utilizada para identificar as causas dos problemas (efeitos),mostra a raiz do problema, administrador toma decisões orientadas para as causas do problema.

    Diagrama de Pareto = Ferramenta utilizada na análise de processos e identifica RELAÇÕES DE IMPORTÂNCIA.

    Obs: Essas ferramentas são algumas das principais técnicas de Gestão de Processos.

    Erros? Só avisar!!!

  • LETRA C CORRETA

    FLUXOGRAMA: A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo. É utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos e também para descrever o processo através do uso de símbolos e linhas.

    Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos

    gráfico (ou princípio) de Pareto foi uma percepção e descoberta extraordinária para a administração, economia e áreas correlatas. Há muito tempo notou-se que 80% da riqueza (financeira) de um país estava na mão de 20% da população, e descobriu-se que essa relação percentual ou algo próximo acontece nas mais diversas situações. Por exemplo, 20% dos problemas de uma organização geram 80% dos defeitos, o que significa dizer que poucos problemas são responsáveis pela grande maioria dos defeitos. No exemplo da Curva ABC, podemos pensar que os produtos de classe A (20%) representam 80% do lucro de uma organização, imaginemos a venda de sorvetes, por mais que a sorveteria também venda chicletes, chocolate, doces e outros alimentos, apenas os sorvetes e talvez as paletas italianas representam efetivamente o lucro da empresa.

  • Fluxograma

    Apesar de ser uma ferramenta associada à gestão de processos, também é aplicada na gestão da qualidade. Em suma, é um tipo de diagrama que representa graficamente uma sequência de eventos, passos de processamento ou decisões. Possui um pequeno grupo de símbolos simples e sem padronização, mas facilita uma captura rápida do fluxo de processo.

    Diagrama de Ishikawa, de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe

    Também conhecido como diagrama de causa e efeito ou, ainda, diagrama espinha de peixe e diagrama 6M (área de produção), permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria. Pode ser utilizado, também, com outros propósitos, por permitir estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta de forma gráfica e sintética. Assim, essa ferramenta mostra a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem estar contribuindo para que ocorra.

    Diagrama de Pareto

    O diagrama de Pareto ou gráfico “80 por 20” descreve que 20% das situações são responsáveis por 80% dos problemas. Ou seja, por meio desse gráfico, podemos escalonar as causas mais relevantes para o sucesso organizacional.

    Gabarito: C

    Fonte: meus resumos do GranCursos.

    Bons estudos pessoal!

  • GAB C

    1. O fluxograma é uma representação gráfica da sequência das etapas de um processo que permite uma análise de limites e fronteiras, fornecendo uma visão global por onde se passa o produto.
    2. O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de causa e efeito ou Gráfico Espinha de Peixe ou método 4M ou 6M, é uma ferramenta muito útil para que se possam visualizar as várias causas que levam a um efeito, de maneira hierárquica, em função dos grupos de causas estabelecidos previamente ou observados durante o processo de classificação.
    3. Diagrama de Pareto ou Análise de Pareto:
    • Parte do princípio de que poucas causas geram a maior parte dos problemas (princípio 80 / 20);
    • Prioriza elementos com base em sua frequência x importância;
    • Identifica os problemas prioritários de um processo.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)