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ID
4915411
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.

Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível

Alternativas
Comentários
  • Nível icônico: este nível se situa no plano da denotação e inclui os dados concretos da imagem ou os elementos gráficos que representam o objeto de referência.

    Nível iconográfico: trabalha com dois tipos de codificação, histórico e publicitário. No primeiro tipo, a publicidade usa significados convencionais (no exemplo dado por Eco, temos a auréola como sinônimo de santidade). E a do tipo publicitário inclui convenções criadas pela própria publicidade, como a maneira de uma modelo cruzar as pernas ou olhar para o leitor com cumplicidade. As conotações são, portanto, significados convencionais decorrentes de um aprendizado cultural.

    Nível tropológico: composto pelas figuras de retórica clássicas aplicadas a comunicação visual (hipérbole, metáfora, antonomásia, etc...).

    Nível tópico: compreende as premissas e os lugares argumentativos, que são marcos gerais do processo persuasivo estabelecido pelo texto e imagem. O autor considera que se trata de um nível ideológico entre a argumentação e a opinião.

    Nível entimemático: refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação, do nível anterior, no aparecimento de uma determinada imagem no anúncio.

    https://www.academia.edu/19106447/Ana_lise_da_imagem_publicita_ria_revisa_o_de_alguns_modelos