- ID
- 97543
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- BNDES
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
Com relação aos elementos visuais, como foto, imagens, gráficos, etc., a prática jornalística leva a considerar que
Com relação aos elementos visuais, como foto, imagens, gráficos, etc., a prática jornalística leva a considerar que
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
Chama-se isocromia o efeito obtido em uma composição gráfica com o uso de cores diferentes, mas de forma harmônica e complementar. Esse princípio, entretanto, não se aplica à composição de capas de revistas e de primeiras páginas de jornais, pois, nesses casos, a isocromia não chama a atenção do leitor.
Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias
eletrônicas, julgue os itens subsequentes.
Ao organizarem publicações empresariais eletrônicas, os responsáveis pela redação e diagramação do material devem levar em conta os princípios da fotocomposição, com caracteres medidos em paica.
Imagens que serão impressas em policromia devem ser enviadas para a gráfica no padrão
Através do uso da tecnologia eyetrack, com equipamentos que acompanham o olhar do leitor sobre as páginas impressas, pesquisas do Poynter Institute determinaram, em relação à forma como o leitor percorre visualmente uma página impressa, que
A respeito da função da infografia no tratamento técnico e estético das notícias, assinale a opção correta.
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Entre os recursos essenciais de editoração eletrônica para o controle da legibilidade do conteúdo estão: o espacejamento entre letras (tracking), o espacejamento entre pares de caracteres (kerning) e o espacejamento entre linhas (leading).
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Ao visualizar uma página, os olhos do leitor focalizam primeiramente o centro óptico da mesma, localizado um pouco acima e à esquerda do seu centro mecânico.
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Para se fixar os olhos do leitor em uma página, é comum utilizar uma ilustração que atraia a atenção, no canto inferior direito desta página.
A entrelinha é um dos elementos que estão previstos em um projeto gráfico de uma publicação. Ela se refere ao espaço entre
A produção editorial exige o domínio das definições de uma grande quantidade de termos utilizados no meio gráfico. Assinale a definição INCORRETA.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.
O Page Maker é o programa ideal para o desenvolvimento de logomarcas.
Julgue os seguintes itens, referentes a software de leiaute, de
editoração eletrônica e de manipulação de imagens.
Picture element (pixel) é a unidade básica de informações da imagem digital do tipo bitmap.
Julgue os seguintes itens, referentes a software de leiaute, de
editoração eletrônica e de manipulação de imagens.
Os arquivos digitais dos software de leiaute podem conter páginas-mestre com diferentes leiautes para cada seção do documento.
A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.
Substituir a palavra “pesquisa” por expressões mais criativas ou originais ao se nomear o campo de pesquisa de uma página web melhora a usabilidade do sítio.
A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.
As informações a serem destacadas, sejam elas propagandas ou links, devem figurar na página web inicial, em especial, na porção da página cuja visualização não exige a rolagem da tela, visto ser este o local com maior tráfego de visitantes.
A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.
A relação lógica que se estabelece entre os elementos constitutivos de um sítio também deve ser apresentada visualmente, a fim de facilitar a leitura e a compreensão da página web pelo usuário.
Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.
A mistura das quatro cores da escala CMYK resulta no preto de quatro de cores, uma cor preta mais profunda e rica em tons.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Os espaços em branco entre colunas de texto são conhecidos como caminhos de rato.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
O espaço em branco constitui um recurso visual utilizado para garantir a simetria entre os elementos do leiaute de um projeto gráfico.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Denomina-se grid a estrutura gráfica utilizada para organizar a disposição de elementos individuais em um projeto gráfico.
No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.
Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.
A edição, em um veículo impresso, é a exposição hierárquica e contextualizada das notícias e a distribuição espacial correta e interessante do material que constitui o produto jornalístico, o que não implica, contudo, que o editor seja o único responsável pela seleção do que será publicado.
Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.
O acabamento — que inclui o design, a produção técnica, a formatação estética do material e a revisão do produto final — é mais importante que a contextualização das informações na etapa de edição do material jornalístico.
Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.
Charge pode ser definida como uma piada gráfica que faz uma crônica leve do cotidiano e serve para divertir.
Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.
O elemento visual que, desenhado em leiautes, tem como objetivo compor o leiaute, simulando manchas de texto, denomina-se nononô, utilizado em projetos gráficos.
Indique com "O" os tópicos abaixo que podem ser considerados objetivos de um projeto gráfico de publicação periódica impressa, como revista ou jornal, e com um "N" aqueles que não são objetivos do referido projeto gráfico. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) Organização e coerência entre os conteúdos.
( ) Hierarquização da informação.
( ) Garantia da verificabilidade dos conteúdos.
( ) Atratividade do conteúdo.
( ) Organização de conteúdos multimídia.
Fazer caber muita coisa num espaço que ninguém vai querer ler é uma falsa economia. O que importa não é o que se coloca numa página, mas o que salta dessa página para a mente do leitor. Um pouco de espaço vazio ajuda.
WHITE, Jan V. Edição e design. São Paulo: JSN 2006.
É consistente com o texto acima o cuidado, na organização da página, com a(o)
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
Denomina-se logotipo o símbolo de uma organização constituído por palavra ou grupo de letras, em desenho característico feito com fontes existentes ou criadas com esse fim específico, cujo objetivo é lembrar e memorizar o nome da organização. Podem-se usar, para isso, fontes existentes ou feitas especificamente para esse fim.
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
A ilustração é parte da apresentação gráfica de um texto que pode constituir-se de fotografias, desenhos, mapas ou gráficos explicativos e que deve fornecer informação ao leitor.
Assinale a afirmação falsa.
Em relação ao uso dos tipos gráficos, é correto afirmar que
A Gestalt é uma teoria que estuda a forma e tem grande influência no processo de construção do espaço gráfico, e tem algumas leis básicas:
Para separar uma imagem colorida em amarelo, magenta e ciano é necessário fotografar o original três vezes, através de filtros da mesma cor das cores primárias aditivas: ...... , ...... . Quando o original é fotografado através do filtro vermelho, o verde e o azul são absorvidos e o vermelho atravessa produzindo um negativo com os dados do ...... . Fazendo um positivo deste negativo obteremos um registro de tudo o que não é ......, ou, mais especificamente um registro do verde e do azul. O verde e o azul, como vimos anteriormente, combinam-se para produzir o ......; temos, portanto, um registro do ...... .
(CRAIG, James. Produção Gráfica. p. 108)
As cores que complementam o texto de James Craig são, respectivamente:
A Assistência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco enviou ao Diário de Pernambuco um texto para ser publicado como informe aos munícipes. A ALEPE pagou o custo do espaço e a composição. Na lauda encaminhada ao jornal, foi marcado que o texto deveria ser em 14/21, para manter a identidade visual aprovada pelos profissionais do setor.
Essa marcação significa que 14 é
Desde a década de 80 os jornais e gráfcas passaram a contar com programas de editoração gráfca que faziam eletronicamente a composição das páginas das publicações. Hoje, os principais programas são os que editam imagens, os que editam gráfcos e os que editam páginas com texto, imagens e gráfcos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de elementos editados.
1. Imagens
2. Gráfcos
3. Páginas
A. Photoshop
B. Indesign
C. Scribus
D. Corel Draw
E. Ilustrator
F. Corel Paint
Preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta. O design moderno guarda estreita relação com as artes e seus movimentos. A ________ valoriza o decorativo e o ornamental, defnindo formas tridimensionais delicadas, sinuosas, ondulantes, sempre assimétricas (revista Ver Sacrum). Já o movimento _______ utiliza esquemas de cores primárias (azul, vermelho e amarelo) combinados com linhas retas brancas, pretas e cinzas, utilizando padrões cubistas que enfatizam as formas retangulares (Piet Mondrian). O movimento conhecido como _______ utiliza os princípios da cor e sua psicologia, cujo signifcado visual deriva do contraste e do equilíbrio entre massas e vultos formais. Representam esta escola os artistas Paul Klee, Josef Albers e Johannes Itten.
O princípio de acessibilidade afrma que os projetos devem ser utilizados por indivíduos com habilidades diversas, sem a necessidade de modifcações ou adaptações especiais obrigatórias, mas podem ser projetadas para atender todos os usuários. Assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Perceptibilidade é obtida quando todos conseguem perceber o design, independente de suas capacidades sensoriais, apresentando informações com dados redundantes: textual, Icônico, tátil.
II. Operacionalidade é obtida quando todos conseguem utilizar o design, independente das capacidades físicas, minimizando ações repetitivas.
III. Complexidade é obtida quando todos os elementos estão redundantes, rotulando botões e controles com nomes específcos das áreas técnicas. Neste sentido, o usuário tem que ter um bom nível de alfabetização e experiência para usar design.
IV. Condescendência é obtida quando os designs diminuem a ocorrência e as consequências dos erros (utilizando avisos e confrmações).
Uma revista costuma ser o veículo mais nobre de uma empresa; por isso, o programador visual se cerca de suportes para garantir sofisticação a esse veículo. Quais deles são indispensáveis à nobreza de uma publicação?
Entre os pontos marcantes na história do jornalismo brasileiro, convém citar a reforma gráfica e editorial do Jornal do Brasil (JB), ocorrida no final da década de 50, que com uma paginação ousada criou o famoso Caderno B, suplemento referencial no nosso jornalismo. O JB era impecável na sua postura editorial e foi um dos poucos na época a desafiar a ditadura militar, que impunha a censura prévia, o AI-5 e outros impedimentos contra as liberdades civis. Analise as afirmativas a seguir sobre linha e produção editorial nos veículos de comunicação.
I. Ao assumir o comando de um sistema público de informação, o gestor deve implantar uma política editorial baseada nos princípios da massificação da informação, com a distribuição de conteúdos noticiosos iguais para todos os veículos.
II. A principal função de um House Organ em uma empresa é otimizar a comunicação com os funcionários, apresentando-lhes informações sobre o seu dia a dia e sua carreira, treinamento, dicas de uma vida melhor, atividades e novos produtos ou serviços, bem como demonstrar um pouco dos valores e da filosofia da empresa. Distingue-se do jornal comum pela linha editorial que é focada, especialmente, em assuntos internos.
III.Na estrutura do editorial, independentemente do meio em que é veiculado, predomina uma seqüência de narrativas, com marcas subjetivas do produtor do texto.
IV. Para redigir um editorial, o essencial é prender-se à técnica jornalística.
V. É preciso conhecer a política editorial de cada veículo de informação e seu público-alvo. Juntos, os critérios de noticiabilidade, a política editorial e o público-alvo fornecem o direcionamento que a informação terá e aumenta, em muito, as possibilidades de seu aproveitamento.
VI. A produção e a reportagem não são funções presentes na produção editorial dos meios eletrônicos de comunicação.
Quantas afirmativas estão corretas?
O trabalho de compor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página, de forma equilibrada e atraente, chama-se:
Na edição de uma matéria, o “olho” tem como função completar a informação titulada. Dessa forma, esse recurso:
O moderno planejamento visual e as novas possibilidades de editoração dão mais facilidade para se contar uma história. A partir disso, podemos dizer que o infográfico é um recurso que:
O sistema de cores mais utilizado para a impressão de materiais jornalísticos é o sistema
Na imprensa escrita, alguns elementos gráficos são usados com o objetivo não só de organizar a informação, mas também de criar a identidade de cada publicação. Dentre esses elementos citam-se:
O design jornalístico potencializa o discurso jornalístico, ao organizar os conteúdos, criar identidade, atrair a atenção do leitor e construir o sentido por meio da relação entre as diversas matérias significantes (verbovisuais) que compõem o jornal.
E. N. Freire. O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital. Revista Galáxia, São Paulo, n.º 18, dez. /009, p. 291-310 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o próximo item, relativo ao design jornalístico.
Os tipos Garamond, Times New Roman e Helvética são
exemplos de fontes com serifa.
Julgue o próximo item, relacionados às artes gráficas e aos meios de veiculação.
Na hora de criar um anúncio para ser veiculado em uma
revista, deve-se produzir uma peça que siga a identidade
institucional da publicação, com o intuito de deixar a página da
publicidade bem parecida com a do editorial, contribuindo,
dessa forma, para maior credibilidade do produto junto ao
leitor.
Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.
A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).
Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.
A cor e o alfabeto institucionais representam, respectivamente,
a cor ou combinação de cores padronizadas para a
identificação visual da instituição e a família tipográfica de uso
padronizado recomendado para a forma escrita das mensagens
visuais da empresa.
Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.
A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).
Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.
Símbolo é um sinal gráfico, geométrico ou não, destituído de
emoção, que convencionalmente identifica a empresa.
Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.
A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).
Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.
O sistema de identidade visual é formado pelas aplicações que
veiculam os elementos básicos da identidade visual, como o
logotipo, o símbolo, as cores institucionais e o alfabeto
institucional.
A respeito de criação e produção de projetos gráficos, cibercultura,
produção digital, ilustração, web design e softwares de editoração
eletrônica, julgue o próximo item.
A montagem de um projeto gráfico e a diagramação de uma revista que será impressa podem ser feitas no software InDesign.
Johannes Itten foi um personagem importante na trajetória do design. Entre seus diversos feitos destaca-se a
Revistas costumam ser um tipo de publicação na qual o designer se encontra mais propício a experimentar diferentes formas e tamanhos, bem como diferentes materiais e técnicas de impressão. No entanto, é preciso ficar atento às características que, padronizadas, conferem a determinada revista uma identidade própria. Marque a alternativa abaixo que contém APENAS elementos cuja presença é frequente na capa de uma revista.
Para atrair a atenção do leitor, o diagramador dispõe de uma série de artifícios que visam orientar a leitura do conteúdo, balanceando elementos de destaque e conteúdos secundários. Dentre as medidas abaixo, assinale aquela que NÃO contribui para atrair a atenção do leitor e melhorar a experiência de leitura.
Assinale a alternativa abaixo que indica os respectivos nomes:
I- Traço principal de uma letra, geralmente vertical, mas que pode também ser oblíquo. Quando, numa letra minúscula, ultrapassa a altura-x superior ou inferiormente chama-se, respectivamente, ascendente e descendente.
II- Fonte serifada, sem modulação, classificada como um Tipo Egípcio.
III- Medida que define a altura de letras minúsculas.
O preto produzido pela matriz de impressão preta pode ter uma aparência pálida e desbotada, principalmente em grandes áreas impressas nessa cor. Assinale a alternativa abaixo que descreve e nomeia o método mais comum para corrigir este problema.
Assinale a alternativa abaixo que relaciona corretamente um recurso específico do Adobe Photoshop, um do Adobe Illustrator e um do Adobe Indesign, respectivamente.
Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.
O valor que a marca confere a um produto é um investimento
de curto prazo.
Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.
O design gráfico, importante ferramenta de venda de um
produto, não se restringe ao conteúdo atrativo da embalagem,
cabendo a ele a criação de todas as expressões visuais
referentes à marca.
Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.
O significado de uma marca não necessita estar expresso na
embalagem do produto porque já faz parte do imaginário do
consumidor
Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.
A criação de uma marca emocional, com um desenho atraente
e bem definido, é uma maneira de conquistar os consumidores
por meio de aspectos sensoriais.
Biologicamente, a vista humana tende sempre a caminhar em um veículo impresso, de cima para baixo, e da esquerda para direita. Como se denomina em um tablóide, o lado superior esquerdo da mancha e, conseqüentemente, a descida na diagonal às áreas de maior percepção visual?
Na produção de uma revista considera-se que:
I. as páginas editoriais devem apresentar uma diagramação diferente das páginas publicitárias.
II. os jornalistas devem também produzir os textos publicitários da publicação.
III. a identificação do anunciante deve ficar bastante clara para o leitor.
IV. é positivo que os anúncios se relacionem com certos conteúdos na mesma página.
V. a capa da revista deve ser isenta de publicidade.
Está correto o que consta APENAS em
Prática recorrente dos jornais nacionais de grande circulação e prestígio era preservar a capa impressa de anúncios publicitários. A chamada página branca era concebida como exclusivo espaço editorial a fim de evidenciar para os leitores a demarcação entre jornalismo e publicidade. Entretanto, com o passar dos anos, as capas passaram também a ostentar anúncios, sejam do ramo automobilístico, farmacêutico ou imobiliário, dentre outros.
Com relação a esse espaço editorial, é correto inferir que:
A partir das técnicas de edição jornalística, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:
I- O infográfico é uma ilustração colocada nas páginas dos impressos;
II- Os infográficos devem ser facilmente compreendidos, por isso, a importância da conversão de medidas para padrões habituais, clareza no texto e harmonia nos elementos visuais, que devem ser sempre funcionais;
III- O chapéu é o elemento utilizado para dar ênfase a uma frase de uma fonte ou entrevistado. Ele aparece no meio do texto, dentro de um quadro, em fonte maior que a do texto.
Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.
Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.
O cenário, os objetos que compõem a cena, o elenco, o
figurino, os enquadramentos e os movimentos da câmera
definem a linguagem de um produto audiovisual.
Entre os meios de design de informação, o infográfico surge com a informação a partir de desenhos e gráficos que denotam um conteúdo dinâmico e interativo. A Internet propicia um ambiente que privilegia a interatividade de forma ampla a partir dos elementos da hipermídia (som, imagem e movimento), que facilitam uma melhor absorção de conhecimento e informação.
Ailton S Silva et al Design de informação: uma explosão de possibilidades num mundo imagético e interativo Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2013 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
As campanhas educativas utilizam a linguagem gráfica com o
objetivo de atingir um número elevado da população à qual se
destinam. Dessa forma, não convém limitar a utilização de
imagens.
Entre os meios de design de informação, o infográfico surge com a informação a partir de desenhos e gráficos que denotam um conteúdo dinâmico e interativo. A Internet propicia um ambiente que privilegia a interatividade de forma ampla a partir dos elementos da hipermídia (som, imagem e movimento), que facilitam uma melhor absorção de conhecimento e informação.
Ailton S Silva et al Design de informação: uma explosão de possibilidades num mundo imagético e interativo Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2013 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Os significados dos elementos visuais incluídos nas peças
gráficas precisam ser analisados, pois podem variar conforme
a sociedade e o seu contexto histórico.
Entre os meios de design de informação, o infográfico surge com a informação a partir de desenhos e gráficos que denotam um conteúdo dinâmico e interativo. A Internet propicia um ambiente que privilegia a interatividade de forma ampla a partir dos elementos da hipermídia (som, imagem e movimento), que facilitam uma melhor absorção de conhecimento e informação.
Ailton S Silva et al Design de informação: uma explosão de possibilidades num mundo imagético e interativo Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2013 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Entre os elementos que podem mudar a interpretação de uma
informação, estão a falta de dados na mensagem; a falta de
repertório do leitor e o contexto cultural/social diferente da
mensagem vivenciada e experimentada por ele. Por isso, é
necessária a realização de um estudo sobre o público-alvo,
antes da produção das peças.
Entre os meios de design de informação, o infográfico surge com a informação a partir de desenhos e gráficos que denotam um conteúdo dinâmico e interativo. A Internet propicia um ambiente que privilegia a interatividade de forma ampla a partir dos elementos da hipermídia (som, imagem e movimento), que facilitam uma melhor absorção de conhecimento e informação.
Ailton S Silva et al Design de informação: uma explosão de possibilidades num mundo imagético e interativo Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2013 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Considerando-se os níveis semióticos, os problemas de
reconhecimento dos elementos gráficos acontecem no nível
pragmático.
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
O design de jornais impressos tem sido revigorado em razão
da concorrência na configuração midiática contemporânea,
marcada pela presença das novas tecnologias digitais.